Diretor da Defesa Civil apresenta situação do Estado em reuniões da Comissão Externa da Câmara

blumenauEntre quinta (5) e sexta-feira (6), o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, participou de reuniões realizadas pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados para acompanhamento da calamidade em Santa Catarina, para apresentar ao grupo a situação do Estado após as fortes chuvas entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. Os encontros foram realizados em cinco cidades: Criciúma, Palhoça, Joinville, Blumenau e Itajaí, com o objetivo de reunir Governo do Estado, lideranças locais, prefeituras e sociedade civil para discutir os problemas que cada região ainda enfrenta.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Santa Catarina já recebeu R$ 85 milhões dos R$ 360 milhões liberados pela MP 448. O restante dos recursos, cerca de R$ 275 milhões, ainda está empenhado, mas já foram entregues os planos de trabalho à Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Destes R$ 85 milhões, R$ 45 milhões foram para a Defesa Civil aplicar em obras de recuperação e no atendimento de emergência e socorro à população”, explica. Os demais R$ 40 milhões foram para o Departamento Estadual de Infraestrutura, que atua na recuperação da malha rodoviária do Estado.

Em Itajaí, o vice-governador Leonel Pavan salientou que a liberação de recursos aos municípios ainda está lenta por causa de burocracia exigida pelo governo federal. “A exigência em Brasília, dentro dos parâmetros legais, provoca atraso no repasse de recursos, mas temos certeza que, com a participação desta Comissão Externa, poderemos dar mais celeridade a este processo”, destacou Pavan.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, aceitou na ocasião o compromisso de se tornar em Brasília o representante da situação em Santa Catarina para conseguir mais apoio do governo federal. “Uma coisa é a tragédia, que devemos superar. Outra coisa são as vítimas da tragédia, quem devemos socorrer”, afirmou Temer.

A Comissão é presidida pelo deputado federal Paulo Bornhausen, o qual destacou a importância de percorrer as regiões mais atingidas do Estado para reforçar o trabalho que vem sendo realizado pelos governos estadual e federal. “Um dos obstáculos é vencer a burocracia e o tempo. Outro é que, com a crise econômica mundial, a arrecadação brasileira irá diminuir e, por isso, precisamos garantir estes recursos para Santa Catarina”, apontou Bornhausen.

Ainda participaram dos encontros o diretor de Reabilitação e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, coronel D`Ávila; o senador Raimundo Colombo; os deputados federais Décio Lima e Fernando Gabeira; prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil de cada região.