Diretoria de resposta aos desastres participa de certificação da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros

p7130165

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da Diretoria de Resposta aos Desastres, participou na sexta-feira (13) do exercício de certificação da Força tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A unidade é responsável pela resposta rápida a ações de busca e salvamento de vítimas de desastres no Estado. A ação aconteceu no município de Lages e foi focada no combate a incêndio florestal, contando com uma simulação em floresta artificial.

De acordo com o diretor de resposta aos desastres, Aldo Baptista Neto, o acompanhamento das simulações é importante para atuar de forma integrada nas ações de atendimento rápido às vítimas de desastres. “O interesse em observar os exercícios dessa natureza é justamente pelo foco, a partir das unidades de pronto emprego, na coordenação e atuação no resgate a afetados por desastres naturais no Estado".

Serão ativadas, mobilizadas e empregadas seis diferentes equipes de Forças Tarefa do CBMSC. O serviço foi criado em 2011, com a missão de prover resposta especializada em situações críticas, coordenando uma estrutura estadual de recursos operacionais e logísticos.