Doações reforçam as ações contra o coronavírus

Em apoio às ações de combate ao coronavírus,  realizadas pelo Governo do Estado, a Defesa Civil de Santa Catarina está recebendo doações de pessoas físicas e jurídicas. Os insumos e equipamentos doados estão sendo repassados para os profissionais que atuam na linha de frente na luta contra o vírus.

O governador do Estado, Calos Moisés, destaca que esse apoio está sendo fundamental para o enfrentamento a doença. “Quero agradecer os inúmeros parceiros que estão colaborando com as ações de combate ao coronavírus”, disse. Segundo ele, as doações podem ser realizadas através dos sites do Governo do Estado e da Defesa Civil.

Governador recebendo máscaras doadas pela Kyly para o enfrentamento ao coronavírus. Flavio Jr Ascom DCSC

São inúmeros apoiadores, dentre eles temos a União Nacional das Indústrias de Cana de Açúcar que realizou a doação de 45 mil litros de álcool 70°, que já está sendo envasado. A empresa 101 Brasil, da cidade de Joinville, está realizando o envase do produto e fez a entrega de mais 130 mil litros de álcool que estão sendo distribuídos para hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento e órgão de serviços essenciais.

Da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) chegaram oito mil máscaras fabricadas pela Rotoplast Indústria, sediada em Maravilha, que foram distribuídas para os profissionais de todo o Estado,  junto com as máscaras doadas pela  Supera Acrílico. A FIESC também doou 13 Kits para testagem de COVID-19 composto com 50 reações cada.

Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) voluntárias iniciaram a produções de equipamentos de proteção individual. Elas já entregaram oito mil máscaras de tecido, 450 de TNT, 42 macacões, 147 jalecos e 270 máscaras face shields.

A KYLY Indústria Têxtil, localizada em  Pomerode, está repassando 77 mil máscaras reutilizáveis de tecido em apoio a órgãos como a Polícia Militar (PMSC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Civil (PC), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Instituto Geral de Perícias (IGP), Departamento de Administração Prisional (DEAP) , Polícia Rodoviária Federal (PRF) e bombeiros voluntários e comunitários.

Quem também está apoiando os catarinenses é o Rotary Club que repassou 13 kits de testes para COVID-19 com 50 reações e adquiriu 120 mil máscaras.

O chefe da DCSC explica que a instituição está centralizando as informações das necessidades das equipes de saúde, segurança pública, da própria Defesa Civil. Podem ser doados álcool, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais diversos. “As doações podem ser realizadas por pessoas físicas e jurídicas  que fazem a aquisição dos produtos”, comentou. Através deste link os interessados podem se cadastrar e em seguida o contato é realizado pelos técnicos da DCSC.

Apoio de logística

Dentro do grande aparato de apoio o Governo do Estado e a Defesa Civil agradecem o apoio operacional das seguintes instituições.

Plataforma Truck Pad – Transporte dos materiais e equipamentos em todo o Brasil.

Transville Transportes Logísticos e parceiros Transporte no Estado e em outros estados;

Aeroclube de Santa Catarina – Apoio com transporte.

CASAN – Envase de copos d’água com disponibilidade para a SES e Defesa Civil do Estado.

Ministério Público de Santa Catarina – Apoio no transporte logístico.

Corpo de Bombeiros Militar – Logística de carga, descarga e transporte aéreo para transferência de equipamentos hospitalares ou busca de doações.

Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de SC – Alinhando as hospedagens dos profissionais de saúde em todo o Estado nos hotéis mais próximos dos Hospitais;

Polícia Civil – Apoio com viaturas de transporte em todo estado.

Apoio do Aeroclube de SC no transporte de materiais e equipamentos. Foto: Flávio Jr Ascom DCSC