Educação como ferramenta de defesa civil é foco de evento.

A educação é a ferramenta mais eficiente para a transformação da sociedade. Dentro deste foco a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) realiza diversas ações educacionais e comunitárias para promover a prevenção e preparação aos eventos adversos e assim construir um Estado mais resiliente.Integrando a “Operação Primavera” a DCSC, em parceria com a Defesa Civil Municipal de Urussanga, promove na próxima quinta-feira (28) o Encontro Estadual de Práticas Educativas Em Defesa Civil. O evento ocorre, das 9h às 16h, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga.

Encontro Estadual de Práticas Educativas em Defesa Civil CAPA

Segundo o Chefe da Defesa Civil Estadual, João Batista Cordeiro Júnior, com a reforma administrativa da DCSC a educação teve uma grande atenção. “Criamos a Diretoria de Gestão da Educação e reforçamos o quadro de profissionais para multiplicar os projetos educacionais”, comentou. Ele reforçou que as atividades de educação do órgão são desenvolvidas em todos os níveis da sociedade. “Além de capacitar os profissionais que atuam na gestão e resposta a desastres, temos uma atenção especial para nossas crianças e jovens, pois eles são a transformação de uma sociedade mais resiliente”, completou. O Chefe da DCSC destacou o Programa Defesa Civil na Escola que, devido a parceria com a Secretaria de Estado da Educação, atualmente pode ser integrado ao currículo das escolas estaduais.

“Nosso principal objetivo é o de dialogar práticas educativas que vêm ocorrendo em Santa Catarina e a temática Defesa Civil na escola”, esclarece o coordenador regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira. De acordo com ele, o evento é de fundamental importância para a padronização dos esforços educacionais de proteção e defesa civil, e também para a capacitação dos técnicos que trabalham na área.

Já o coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Rafael Salles, explica que o evento é importante para criar a cultura da prevenção, pois são essas ações simples do cotidiano que preparam as pessoas para identificar situações de risco e lidar com as adversidades. “A escola tem papel relevante neste contexto, pelo trabalho constante na formação dos futuros cidadãos. Defesa Civil somos todos nós”, aponta.

O evento é gratuito e aberto para toda comunidade.

Aviso de Pauta

Evento: “Encontro Estadual de Práticas Educativas no Âmbito da Defesa Civil”.

Local: Parque Municipal Ado Cassetari Vieira – Salão San Genaro. Centro – Urussanga/SC.

Data: 28/11/2019.

Horário: 08h30 até as 16h30.

– 08h30 – 09h: Acolhida e Recepção;

– 09h – 09h30: Abertura com Mesa de Autoridades;

– 09h30 – 10h: Conquistas e Desafios da Defesa Civil na Escola. Prof. Rosinei da Silveira, Msd. Agente de Polícia Civil e Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil.

– 10h – 10h45: Diálogo com a experiência educativa do município de  Imbituba.

– 10h45 – 11h30: Diálogo com as propostas educativas da FAMU/Urussanga.

– 11h30 – 12h: Diálogo com a experiência educativa do município de Lauro Muller.

– 12h – 13h30: Intervalo para almoço.

– 13h30 – 14h15: Diálogo com a experiência educativa do município de Joinville.

– 14h15 – 14h45: Diálogo com a experiência educativa do município de Siderópolis.

– 14h45 – 15h15: Diálogo com a experiência educativa da Escola Lydio De Brida, Urussanga.

– 15h15 – 16h: Diálogo com as experiências educativas do IFC – Instituto Federal Catarinense, na região de Camboriú/SC.

– 16h – 16h30: Diálogo de encerramento com o COMPDEC de Urussanga.