Encontro de Ajuda Humanitária em Florianópolis é adiado para setembro

A 2ª Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Ajuda Humanitária, que seria realizada de 18 a 20 de maio em Florianópolis, foi transferida devido à repercussão da gripe suína no mundo. O evento, o qual seria sediado no Costão do Santinho Resort, deverá acontecer em setembro, segundo o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves.

“A preocupação é grande em torno deste vírus da gripe suína e como forma de conter e prevenir novos casos, optou-se por transferir a realização do encontro”, explica Alves. A reunião, promovida pelos Ministérios de Relação Exteriores e de Integração Nacional, em parceria com o órgão catarinense, contaria com a presença de lideranças internacionais em ajuda humanitária e representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e Nações Unidas (ONU).

Preocupação – A gripe suína já matou 22 pessoas no México e contaminou 20 nos Estados Unidos, além de casos no Canadá, Espanha, Nova Zelândia e Reino Unido, desde o último dia 13. Países de todo o mundo, inclusive o Brasil, adotaram obrigatoriamente métodos de prevenção. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a gripe tem potencial para chegar a pandemia (uma epidemia de grande alcance geográfico).