Encontro entre países de língua portuguesa discutirá ações para redução de risco de desastres

A comitiva brasileira que participa da 2ª Sessão da Plataforma Global para Redução de Riscos de Desastres, em Genebra, na Suíça, irá se reunir na quinta-feira (18) com os demais países de língua portuguesa participantes do evento para discutir estratégias e ações na prevenção, preparação e reconstrução em desastres. O encontro, que reúne 169 nações e segue até sexta-feira (19), é promovido pelas Nações Unidas (ONU), por meio da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD).

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, integrante da delegação brasileira, a reunião pretende aproximar estes países com a troca de informações e de experiências em prevenção, preparação e resposta aos desastres. “Queremos buscar novas formas de atuação com as nações que falam a língua portuguesa para facilitar a comunicação e cooperação entre os órgãos”, explica Alves. Entre os países participantes deste encontro estarão Timor Leste, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Angola.

Também compõem a comitiva a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente; a técnica em Assistência Humanitária do Ministério da Saúde, Pollyana Kessy de Lima e Silva; o secretário do Ministério de Relações Exteriores, Elter Nehemias Santos Barbosa; e o diretor do Centro de Estudos e Pequisas em Desastre, da UFSC, Antônio Edésio Jungles.