Epagri/Ciram divulga retrospectiva do verão 2008/09 em Santa Catarina

Neste ano pode-se dizer que o verão foi atípico para os catarinenses, curto com poucos dias quentes para a estação e com os meses de dezembro, fevereiro e primeira quinzena de março mais secos. Mesmo assim, o litoral do estado, teve mais dias nublados e a chuva ficou acima na média, em especial no Litoral Sul e Norte. Foi também um verão marcado por eventos extremos de tempo, logo que começou (dia 22/11/08), foi registrada a pior enchente da história de SC no Vale do Itajaí devido as perdas humanas.

 Apesar de ter ocorrido pouca convecção, por falta de calor, que é a principal causa das pancadas de chuva típicas de verão, entre a tarde e noite, foram freqüentes os temporais com ventos fortes e granizo e por vezes com ocorrência de tornados, em especial na passagem de frentes frias, atuação de vórtices ciclônicos, em médios níveis da atmosfera, e sistemas de baixa pressão em superfície. Segundo as análises feitas pela Defesa Civil do estado in loco, foram registrados quatro tornados, um no dia 31 de dezembro em Urupema e três no dia 08 de março, em Turvo, Bocaina do Sul e Ponte Alta.

O forte calor chegou mais tarde, em março, mês em que foram registradas as maiores temperaturas da estação, mas sem quebra de recorde. A temperatura mais alta do verão foi 40°C e ocorreu em Joinville no dia 05/03 e a sensação térmica foi de quase 50°C. Mas no início desta última semana de verão, as características do outono já foram sentidas pelos catarinenses com a chegada de uma massa de ar mais frio e seco, que deixou as noites com temperaturas mais agradáveis para dormir, sem o calor abafado do verão.

Outono – Oficialmente, o outono tem início no dia 20 de março, às 8h e 44min. A estação vai começar sob a influência de uma massa de ar mais frio no oceano, próxima do Litoral Catarinense, que vai manter mais nuvens e condições de chuva fraca no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, e deixar as temperaturas um pouco mais baixas.

E o que é comum na estação de outono (climatologia)? Nos meses de abril e maio, as chuvas diminuem significativamente em relação ao observado no verão, ficando em torno de 100mm a 150mm. Episódios de calor intenso são comuns, caracterizando o veranico, mas intercalados com períodos frios, ocorrência de geada e até precipitação de neve, especialmente no Planalto Sul. Nesta época, é comum a ocorrência de dias e noites de céu claro. A formação de nevoeiros noturnos, nos vales, associada a baixas temperaturas, confere às regiões, especialmente do Planalto, características européias.

Também é a época de atuação dos ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca. A previsão para o outono de 2009 será divulgada na próxima semana, após reunião climática com os especialistas que atuam no Estado.

Gilsânia Cruz, Francine Gomes e Maurici Monteiro – Meteorologistas
Setor de Previsão de Tempo e Clima – Epagri/Ciram