Escolas estaduais receberão material educativo sobre prevenção de risco de desastres

A Secretaria de Estado da Educação e o Departamento Estadual de Defesa Civil lançam, na quarta-feira (23), às 14 horas, as cartilhas educativas Nossa Segurança, as quais tratam, em cinco edições, sobre prevenção de risco de desastres. Quatro milhões de livros serão distribuídos na rede estadual ao público infanto-juvenil. A solenidade, que acontecerá no auditório da Secretaria da Educação, marcará ainda a distribuição simbólica do kit do projeto Percepção de Risco aos alunos da 7ª série das escolas estaduais.

Nas cartilhas, a curiosidade dos personagens Luiz, Duda e Super provoca os temas Defesa Civil, Produtos Perigosos, Prevenção, Comunicação e Tempestade. Ao final, há um jogo de palavras cruzadas para reforçar o que foi ensinado durante a história em quadrinhos. “Na escola é onde jovens e professores têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que possam mudar a cultura de prevenção de desastres”, define o secretário estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves. Segundo ele, o objetivo é trabalhar a convivência com o ecossistema, por meio de ações simples, para reduzir o risco de desastres.

Percepção de Risco – o projeto Percepção de Risco é desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa e Estudos sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). Consiste na distribuição de 70 mil gibis a alunos da 7ª série e de dois mil kits aos professores, que inclui um livro didático e filme-documentário.

Ambos os projetos terão um período de capacitação dos professores e diretores de escolas, em parceria com a Secretaria da Educação. Técnicos da Defesa Civil e educadores da Secretaria irão percorrer as regiões do Estado para treinar os profissionais. “Não basta entregarmos os materiais nas escolas, sem explicar do que se trata e esclarecer dúvidas. Por isso, a capacitação é de extrema importância para o sucesso destes projetos”, garante Alves.

Inicialmente, os projetos irão atender as escolas da rede estadual, mas, segundo Alves, o objetivo é estender aos municípios, conforme disponibilidade do material e demanda. No mês de julho, 45 escolas da rede municipal de Blumenau receberam os kits educativos do projeto Percepção de Risco, durante o evento Defesa Civil na Escola, promovido pela prefeitura.