Escolas participam do Dia de Ações de Defesa Civil para marcar o 39º aniversário da instituição

p1020046
Nesta sexta-feira (18), a escola municipal de ensino básico Albertina Madalena Dias, no bairro Vargem Grande, em Florianópolis, foi uma das 52 escolas participantes do dia de Ações de Defesa Civil. A ação marcou o 39º aniversário da Defesa Civil em Santa Catarina. A equipe da Defesa Civil Estadual participou da ação na capital e palestrou para 33 alunos do 6° ano sobre “Defesa Civil na Escola: crianças preparadas, comunidade protegida”.

A palestra educativa mostra as principais orientações de como agir de forma preventiva e consciente em casos de desastres, além de informar sobre o histórico de desastres que ocorreram no Estado. A atividade envolveu 8 mil alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino.

“A palestra ensinou, nós crianças, a fazer o que é certo quando ocorre desastres. Agora sabemos como evitar, por exemplo, deslizamentos e enchentes” – conta o aluno Moisés da Silva, da turma de 6ª série. Para o secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Althoff, o objetivo da atividade é mostrar às crianças o trabalho e atuação da Defesa Civil. "A ideia de promover esta atividade é envolver a criança, para formar uma visão futura da importância da defesa civil".

A atividade contou com o apoio da coordenadoria municipal de Defesa Civil de Florianópolis e mostrou, além de recomendações, um histórico dos principais desastres ocorridos no Estado. Desde a enchente que atingiu Tubarão em 1974, deixando 199 mortos, até o fenômeno de estiagem que afeta atualmente 142 municípios desde dezembro de 2011. A Semana Estadual de Ações de Defesa Civil inicia hoje e acontece até o dia 24, integrando três seminários, lançamento de cartilhas e a entrega de uma viatura ao município de Capivari de Baixo.