Especialização em gestão de Defesa Civil conclui aulas para 32 participantes

O curso de pós-graduação “Lato Sensu” em Gestão de Defesa Civil, realizado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário Municipal de São José (USJ), concluiu a especialização aos 32 alunos participantes. A carga horária total foi de 375 horas, que iniciou no dia 13 de agosto de 2010 até fevereiro deste ano, com 12 ministrantes, incluindo profissionais do quadro funcional da Secretaria. As aulas tiveram como público-alvo servidores da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal de São José e sociedade civil.

Para a coordenadora do programa de pós-graduação, Maria Solange Borges, a especialização teve como objetivo ensinar uma visão administrativa para minimização de riscos dos impactos ambientais. “A importância desta iniciativa foi de formar especialistas na área de Defesa Civil com foco na gestão de impactos ambientais de riscos humanos, priorizando os eixos temáticos previstos no Sistema Nacional de Defesa Civil, além de discutirmos a prevenção como forma de redução dos efeitos de desastres”.
 
Os encontros aconteceram quinzenalmente todas as sextas-feiras à noite e sábados nos períodos matutino e vespertino, no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, sede da USJ. Foram 14 disciplinas sobre temas como: caracterização e estudo dos tipos de desastres no país e em Santa Catarina, Política Nacional de Defesa Civil, planejamento para emergências, prevenção e resposta, gestão estratégica, sistema de comando em incidentes, entre outras. Ao final da pós, foi exigida a apresentação de uma monografia para avaliar o domínio do tema escolhido e a capacidade de sistematização, seguindo a metodologia do USJ.