Evento marca a abertura da Semana de Defesa Civil

A abertura oficial da Semana Estadual de Defesa Civil foi realizada na tarde desta terça-feira (21) no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) interligando todo o Estado através de vídeo conferência com as sedes regionais da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC). Na oportunidade o Secretário de Estado da Defesa Civil destacou o desenvolvimento que a SDC teve nos últimos anos e todo o trabalho que está sendo desenvolvido para aperfeiçoar as atividades e procedimentos. “São 46 anos de trabalho pelos catarinense, aprendemos grandes lições, crescemos, mas ainda temos muito trabalho para criar uma sociedade resiliente”, comentou. O Secretário também relembrou que as atividades da Semana de Defesa Civil serão desenvolvidas por todo Estado. “Cada CIGERD regional preparou uma programação específica para as Regiões do Estado”, completou.

IMG 2176

Palestra realizada no CIGERD de Florianópolis. FOTO: ASCOM SDC

Em seguida foi realizada a palestra proferida pelos representantes do Banco Mundial, Rafael Schadeck e Roque D’Alotto, sobre uma plataforma de tomada de decisões utilizada na Ilha de Santomé e Príncipe. “Hoje o objetivo foi mostrar uma realidade diferente sobre a criação da plataforma de atuação de riscos e resiliência em um pais que possui muitas características parecidas com alguns municípios catarinenses”, comentou Schadeck. Segundo ele, é possível fazer um paralelo com as informações que temos no Estado e buscar novas formas de ação eficiente. “O objetivo foi compartilhar informações com os coordenadores regionais e os técnicos da defesa civil visando incrementar a discussão sobre o tema durante a Semana Estadual de Defesa Civil.

IMG 2170

A Palestra foi transmitida para todo o Estado através de videoconfência. FOTO: ASCOM SDC.