Fortes chuvas na madrugada de terça (8) provocam mortes e atingem vários municípios em SC

A Defesa Civil Estadual deslocou equipes para atender os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas e ventos registrados na madrugada desta terça-feira (8) em diversas regiões do Estado. Foram registradas ocorrências em 68 municípios. Guaraciaba, no Extremo-oeste catarinense, foi o mais atingido com a comunicação de quatro vítimas fatais e pelo menos 89 pessoas feridas. Destas, mais de 40 hospitalizadas e 70% das residências danificadas pelo provável tornado que se abateu sobre a região.

Até o início da tarde desta quarta-feira os técnicos da Defesa Civil Estadual contabilizavam pelo menos 68 municípios com danos provocados pelo vendaval. No Oeste, o município de Caçador comunicou o destelhamento de 230 residências, enquanto Abelardo Luz sofreu com a forte chuva de granizo que provocou prejuízos em pelo menos 2012 edificações.

O município de São Domingos estava sem comunicação, enquanto a localidade de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, sofre com a falta de água e energia elétrica, verificando o destelhamento de 431 edificações. O município de Ipuaçu estava sem energia e com registros de destelhamento de casas e queda de árvores.

O município de Coronel Martins estava sem comunicação e energia elétrica, com destelhamento e queda de árvores. Monte Castelo informou aos técnicos da Defesa Civil Estadual a existência de cerca de 270 edificações atingidas, com pelos menos dois feridos, sendo uma vítima de infarto e 40 desalojados. Penha, na foz do rio Itajaí-Açu estava sem água e sem eletricidade, além de contar com 434 edificações atingidas pelo vendaval. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram verificados destelhamentos, quedas de árvores e o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense.

De acordo com o secretário da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, o trabalho da Defesa Civil municipal está em pleno andamento, com a contabilização dos danos e prejuízos causados pelas intempéries. Segundo ele, os números devem aumentar com o repasse das informações para a Defesa Civil estadual. “A real dimensão dos danos só teremos nas próximas horas”, observou Alves.

O Departamento estadual de defesa civil autorizou em caráter emergencial a compra de lonas plásticas para serem utilizadas nos municípios mais atingidos pelo vendaval. Além disso, foi autorizada a compra de telhas e colchões para atender às vítimas das chuvas. Segundo ele, 10 mil cestas básicas estão estocadas no armazém da Conab em Erval do Oeste, prontas para serem enviadas aos municípios mais afetados. As cestas foram fornecidas pela Secretaria Nacional da Defesa Civil.