Governador assina convênios para aquisição de terrenos aos desabrigados após chuvas de 2008

site1O governador Luiz Henrique, o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, e o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, juntamente com prefeitos, assinaram na sexta-feira (27), em Blumenau, os convênios para aquisição de terrenos aos desabrigados após as fortes chuvas que atingiram o Estado em novembro de 2008. O valor total é de R$ 15 milhões, proveniente das doações ao Fundo Estadual da Defesa Civil, e será repassado às prefeituras de acordo com o número de famílias afetadas na região do Vale do Itajaí.

De acordo com o governador, o Governo do Estado fará o que for necessário para reconstruir rapidamente o que foi destruído pelas chuvas. “Desta vez, a reconstrução será diferente das outras calamidades porque temos um relacionamento igualitário e indiscriminado com todos os prefeitos. Estes recursos respeitam a demanda dos municípios e das comunidades”, destacou Luiz Henrique.

O prefeito João Paulo Kleinubing, de Blumenau, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas, destacou que “não há destino mais nobre aos recursos doados pelos brasileiros sensibilizados pelo desastre de novembro de 2008 do que a compra de terrenos aos desabrigados”. Segundo ele, ainda há muito que fazer para a reconstrução de Santa Catarina, que depende da participação dos governos federal, estadual e municipal, além das comunidades.

Os valores disponibilizados para cada cidade são: R$ 8,2 milhões para Blumenau, R$ 2,3 milhões para Gaspar, R$ 1,03 milhão para Brusque, R$ 1 milhão para Benedito Novo, R$ 825 para Luís Alves, R$ 783 mil para Ilhota, R$ 400 mil para Timbó e R$ 346 mil para Camboriú.

Participaram das assinaturas os secretários Geraldo Althoff (Articulação Nacional); Paulo França (SDR Blumenau); a presidente da Cohab, Maria Darci Mota Beck; a senadora Ideli Salvati; os prefeitos dos municípios contemplados e vereadores.