Governador assina edital de licitação para a aquisição de um radar meteorológico em Blumenau

foto_m_58963

Fatos históricos comprovam a importância de investir em medidas preventivas no controle de enchentes no Vale do Itajaí, e é essa a prioridade do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (23), o governador Raimundo Colombo deu o primeiro grande passo com a assinatura dos editais de licitação para a contratação dos Projetos da Construção das Comportas do Rio Itajaí-Mirim, em Itajaí, e para a aquisição de um radar meteorológico, em Blumenau.

Foto: Neiva Daltrozo / SECOM

Na apresentação feita pelo governador na região, Colombo lembrou os desastres de 1983 e 2008, que tiveram 49 e 135 mortes, respectivamente, e destacou a importância de investimentos para prevenir outras tragédias. “Minha mãe, com 90 anos, sente dores nas juntas e sabe que terá mudança climática. Não podemos continuar com esse modelo. É preciso utilizarmos a tecnologia já existente para oferecer às pessoas mais segurança”, afirmou.

Com a aquisição do radar meteorológico, será possível emitir alertas à população sobre possíveis temporais e enchentes, o que permitirá que as pessoas saiam de suas casas se estiverem em área de risco, e que outras ações possam ser feitas para evitar desastres. O sistema de monitoramento, alerta e alarme está listado entre as sete prioridades do Governo, que prevê ainda: sobrelevação de barragens, construção de comportas e diques no canal antigo do Rio Itajaí-Mirim, melhorias no Rio Itajaí-Mirim, prevenção de deslizamentos em rodovias, construção de sete barragens de pequeno porte e construção de barragens de médio porte em Botuverá.

Nesta primeira etapa, a previsão de investimento é de R$ 512 milhões. A verba será repassada pelo Governo Estadual e Federal, além da aprovação de empréstimo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possivelmente não precisará ser usado nesta fase. A expectativa é que essa parte seja finalizada em no máximo 42 meses, sendo que algumas já estarão 100% concluídas em 1 ano e meio. "Com essas ações, vamos ter condições de melhorar muito a nossa reação no controle da enchente. Vai ser um grande ganho para o Rio Itajaí-Açu e região do Vale do Itajaí", destacou o governador.

De acordo com o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, o projeto abrange uma grande região com 53 municípios, 20% da população catarinense e 25% do PIB. "O plano completo compreende medidas estruturais e não estruturais e a implantação das ações propostas desse projeto de prevenção, no prazo de 5 anos, contribuirá para a diminuição da vulnerabilidade desta região", informou.

Além dessas ações do Projeto de Prevenção e Mitigação na Bacia do Rio Itajaí, outras sete estão sendo estudadas e aguardam na fila para serem executadas, entre elas: obras nos canais de Taió, Rio do Sul, Timbó, Blumenau e Ilhota, e melhoria na operação das hidrelétricas de Rio Bonito e Pinhal. O projeto de prevenção foi feito pela Agência de Cooperação Internacional (Jica) e apresentado em setembro de 2011 à Defesa Civil do Estado. "Esperamos, com isso, ter a região mais protegida, a sociedade mais tranquila, o monitoramento e alerta efetivos e a capacidade de antecipação, preparação e resposta melhorada", finalizou Colombo.

O encontro em Blumenau contou com a presença de prefeitos e vice-prefeitos da região; senador, deputados estaduais e federais; secretários municipais, regionais e de Estado; representantes políticos regionais; representantes de entidades e órgãos da sociedade civil organizada; empresários e comunidade.

Nesta sexta-feira (24), Raimundo Colombo estará em Rio do Sul para a apresentação do plano e a assinatura do edital de licitação para contratação dos projetos de sobrelevação das barragens das barragens de Taió e Ituporanga. O encontro ocorre às 10h, no Parque Universitário Roberto Frahmmas.