Governador busca apoio para reconstrução de Ponte Alta

foto_m_66800 Foto: James Tavares / SECOM

O governador Raimundo Colombo se reuniu nesta quarta-feira, 12, em Brasília, com a ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti. Ele foi acompanhado do atual prefeito de Ponte Alta, Luiz Paulo Farias, e do prefeito eleito, Carlos Luiz Moraes, para solicitar apoio federal para reconstrução da cidade, atingida por forte vendaval no início do mês. “Sozinho, o município não consegue se reerguer e, por isso, o Governo do Estado está auxiliando com o possível e tentando buscar outros recursos para a reconstrução”, salientou Colombo.

Entre os pedidos esteve a liberação das emendas de parlamentares que beneficiam Ponte Alta, no valor estimado de R$ 300 mil; liberação de convênio do Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no valor de R$ 6 mil; repasse de uma patrola e uma retroescavadeira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2); e construção de, pelo menos, 200 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. “Temos projeto para construção de 498 novas moradias, mas pedimos o mínimo de 200, o que já nos auxilia. Além disso, Ideli também se comprometeu em viabilizar algum recurso ministerial para a agricultura e para as empresas prejudicadas”, comentou o prefeito que, após a reunião, se dirigiu ao Ministério da Integração Nacional para regulamentar o decreto de Estado de Calamidade Pública que garante a transferência de recursos federais.

Ao todo, a prefeitura calcula prejuízo de mais de R$ 30 milhões, em decorrência da forte chuva, vendaval e tempestade de granizo. Quase 2 mil casas foram afetadas, o que corresponde a 90% da população de 5 mil habitantes. Também acompanharam o ato o secretário-executivo de Articulação Nacional, João Matos, e a deputada federal Carmem Zanotto.