Governador em exercício sobrevoa municípios atingidos por granizo

foto_g_39122O governador em exercício, Jorginho Mello, sobrevoou nesta quinta (15) a região do Meio-oeste afetada por vendaval e chuva de granizo no início da noite de quarta-feira (14). Jorginho Mello cumpriu nesta manhã compromisso em Joaçaba e, após sobrevoo, desceu em Curitibanos, para encontro com o secretário regional Nilso Berlanda e equipe da Defesa Civil Estadual que realiza vistoria no município. (foto: Neiva Daltrozo/Secom)

Jorginho Mello disse que ficou impressionado com o que viu, principalmente em relação aos efeitos do granizo, que praticamente destruiu o telhado de cerca de 800 residências em Curitibanos. O governador em exercício exaltou a eficiência do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Estadual, destacando a agilidade para o envio de gêneros de primeira necessidade aos atingidos pelos temporais.

O vendaval e a chuva de granizo atingiram Campos Novos, Curitibanos, Caçador e Vargem e provocaram o destelhamento de casas, interromperam o abastecimento de energia elétrica e queda de árvores. Equipes da Defesa Civil Estadual já estão nos municípios realizando vistoria.

Na noite da última quarta-feira (14), em Curitibanos, cerca de 3,5 mil pessoas foram afetadas por vendaval e chuva de granizo, sendo que 850 casas foram destelhadas e 154 pessoas estão desabrigadas. Já foram destinadas à população do município 650 cestas básicas, 15 mil telhas de fibrocimento, 650 cobertores, 650 lençóis, 650 fronhas e travesseiros, 650 toalhas e 650 kits de higiene pessoal.

Em Campos Novos, quatro bairros foram afetados: Conjunto Habitacional Integração, Nossa Senhora Aparecida, Senhor Bom Jesus e Centro e 235 casas foram destelhadas. Cerca de 300 pessoas estão desalojadas e mais de mil foram afetadas. A Defesa Civil já liberou 450 cestas básicas ao município, 3 mil telhas, além de roupas de camas. Na zona rural de Campos Novos, o maior prejuízo foi na agricultura, assim como em Vargem, nas localidades de Didomênico e Marondin. Em Caçador, o vendaval e o granizo destelharam cerca de 20 casas.

Alerta – De acordo com a Epagri/Ciram, a partir de sábado (17), a circulação marítima, ventos que giram no sentido horário em torno de um centro de alta pressão, posicionada no oceano, chegará ao Litoral catarinense, trazendo umidade do mar com chuva de forma contínua e persistente até a manhã de terça-feira (20). A chuva deve deixar o solo encharcado, o que aumenta consideravelmente o risco de deslizamentos nestas áreas, especialmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde o vento de leste (lestada) será mais intenso.

Neste período, o mar estará muito agitado na costa catarinense, devido ao vento intenso de leste que provocará ondas mais altas, com ressaca, trazendo risco para atividades de pesca e navegação. A Defesa Civil recomenda a retirada de embarcações pequenas da praia e para que evite-se saídas ao mar, principalmente de pequenas e médias embarcações.