Governador leva experiência catarinense de resposta a catástrofes para seminário em Brasília

Com o objetivo de expor o exemplo catarinense na resposta aos danos causados por desastres em Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo participará do seminário “Desastres Naturais – Ações Emergenciais”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. O evento inicia segunda-feira, 28, com a participação dos ministros do TCU Benjamin Zymler e Aroldo Cedraz, da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes de outros cinco Estados brasileiros que passaram recentemente por dificuldades causadas por desastres naturais. Integram a comitiva os secretários de Defesa Civil, Geraldo Althoff, Articulação Nacional, João Matos e de Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

“A troca de experiência de como tomar providências rápidas e eficientes, sempre obedecendo à legislação, é fundamental para evitar ou minimizar perdas futuras”, ressalta Colombo. Na ocasião, Raimundo Colombo apresentará sugestões para aperfeiçoamento legal, como a proposta de projeto de lei que estabeleça condições específicas para contratação e execução de obras e serviços e aquisição de bens para atendimento de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Estarão presentes no seminário os governadores Omar Aziz (Amazonas); Antonio Anastasia (Minas Gerais); Eduardo Campos (Pernambuco) e Jaques Wagner (Bahia); o vice-governador Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro); e o presidente do Senado Federal, José Sarney.

Ainda em Brasília, o governador terá audiência com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, para apresentar relatório das obras do Aeroporto de Chapecó. Também se reunirá com os generais Joaquim Maia Brandão Júnior e Wagner de Oliveira, do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, para acertar a continuidade das obras na rodovia Caminhos da Neve (SC-430), ligação entre São Joaquim (SC) e Bom Jesus (RS). O projeto prevê pavimentação asfáltica de 12 quilômetros de rodovia, que já possuem terraplanagem. “Por este trecho, é escoada grande parte da produção de maçãs da região serrana e, além disso, o turismo também ganhará com a ligação até a Serra gaúcha”, enfatiza Colombo.

O último compromisso de Raimundo Colombo na Capital Federal está agendado para 17h30min, com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Na pauta da reunião, com participação de parlamentares da bancada catarinense e do prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, está a definição do traçado do Anel de Contorno de Florianópolis na BR-101. Conforme cronograma entregue pela ANTT ao Governo do Estado, as audiências públicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a comunidade impactada devem começar em até 40 dias. Integram a comitiva os secretários de Articulação Nacional, João Matos; de Infraestrutura, Valdir Cobalchini; e de Defesa Civil, Geraldo Althoff.

Informações adicionais:

Fernanda Cardoso Rodrigues