Governador Luiz Henrique destaca ações da Defesa Civil após temporais

O governador Luiz Henrique afirmou, na quinta-feira (1º/10), que a Defesa Civil Estadual está empenhada no alerta às populações em áreas de risco para tomarem cuidado quanto ao agravamento das consequências das chuvas que continuam caindo nas últimas horas em Santa Catarina. "No fim de semana, principalmente no domingo (4), nós poderemos ter a repetição de chuvas intensas, inclusive chuva de granizo e ventos fortes", alertou o governador. Segundo Luiz Henrique, a Defesa Civil Estadual está toda mobilizada, em contato com os prefeitos e as comunidades para que haja uma mobilização geral em relação aos riscos.

Em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, a Defesa Civil Estadual confirmou na tarde desta quinta-feira (1º) que há cerca de 35 famílias indígenas isoladas na comunidade do Toldo. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, o número de famílias pode ser maior, pois há uma comunidade de agricultores também na região. A localidade está isolada por causa das chuvas que inundaram a estrada de acesso à região. O órgão municipal já se deslocou à comunidade para realizar o atendimento necessário.

Em Ilhota, 10 famílias do Alto Baú estão isoladas por causa da queda de pontes baixas na região. No Alto Braço do Baú, outras 2 famílias estão ilhadas pelo mesmo problema.

Mantimentos – Até esta quinta, já foram autorizadas cerca de 3,5 mil cestas básicas aos municípios afetados. Mais de 45 mil telhas de 4mm foram liberadas, além de mais de dois mil colchões e cobertores. Lonas, travesseiros, lençóis, kits de de limpeza e higiene pessoal.

A Defesa Civil volta a alertar a população para o risco de alagamentos e deslizamentos nos municípios afetados pelas chuvas dos últimos dias. A recomendação é de não transitar em áreas alagadas e acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil Municipal (199) ao perceber qualquer movimento de terra ou rocha próximo a residências.