Governador Luiz Henrique pede a Lula R$ 211 milhões para reconstrução de Santa Catarina

foto_g_38269O governador Luiz Henrique apresentou, nesta terça-feira (15), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um relatório elaborado pela Defesa Civil Estadual informando os detalhes sobre os estragos provocados pelos tornados que atingiram Santa Catarina na última semana, matando quatro pessoas e deixando mais de uma centena de feridos e milhares de desabrigados. Luiz Henrique pediu o apoio do presidente para a liberação de recursos emergencias para cobrir os prejuízos, estimados em R$ 211,8 milhões pela Defesa Civil. O encontro com Lula ocorreu à tarde, durante o evento de sanção do Projeto de Lei que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (foto: Sabryna Sartott/Secom).

Em conjunto com a bancada parlamentar do Estado, o governador participou de audiências pela manhã com os ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel; da Agricultura, Reinhold Stephanes; das Cidades, Márcio Fortes, e Integração Nacional, Geddel Vieira, numa força-tarefa para buscar agilidade na liberação de recursos para reconstrução de casas e instalações produtivas destruídas pelos vendavais que atingiram dezenas de cidades do Estado.

Luiz Henrique destacou que o Governo de Santa Catarina já determinou a liberação de R$ 2 milhões para contratação de obras para reconstruir escolas em Guaraciaba e outros R$ 2,5 milhões do Fundo Estadual da Defesa Civil para atender as cidades que estão em Situação de Emergência. Junto ao ministro Geddel Vieira, o governador recebeu a confirmação do repasse de mais R$ 26 milhões para complementar esses recursos. O ministro da Integração Nacional deverá ir a Santa Catarina na próxima sexta-feira (18) para conhecer de perto a extensão da catástrofe.

Em resposta ao apelo catarinense, o ministro Guilherme Cassel anunciou a prorrogação das dívidas agrícolas e linhas de crédito especiais com juros subsidiados, confirmando a liberação de R$ 75 milhões para financiamentos via cooperativas de crédito para uso na recuperação de propriedades atingidas e R$ 100 milhões com juros subsidiados para atender aos pequenos agricultores que não contrataram seguro. O ministro do Desenvolvimento Agrário também informou que nos assentamentos as obras de reconstrução ficarão ao encargo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, que já possui dotação orçamentária própria.

Junto ao ministro da Agricultura, Luiz Henrique também apresentou os pedidos de apoio aos setores agrícolas atingidos. Reinhold Stephanes determinou que o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério, Márcio Portocarreo, visite as regiões atingidas para verificar a extensão dos estragos nas lavouras e propriedades rurais atingidas.

Participaram das audiências o ministro da Aqüicultura de Pesca, Altemir Gregolin; o prefeito de Guaraciaba, Ademir Zimmerman; o secretário-executivo de Estado da Articulação Nacional, Geraldo Althoff; a presidente da Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab), Maria Darci Beck; a Bancada Parlamentar do Estado, sob a coordenação do deputado Gervásio Silva, prefeitos e representantes dos segmentos cooperativistas.

Secretaria Executiva de Articulação Nacional