Governo de SC atua em função das chuvas no Estado

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Defesa Civil Estadual (DCSC), acompanhou durante a última semana as ocorrências desencadeadas pelas fortes chuvas que atingiram o Estado. O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis, referência internacional em ações de proteção e defesa civil.

Os eventos meteorológicos são acompanhados em tempo real através do Centro de Monitoramento e Alerta, que funciona no CIGERD, de onde são emitidos avisos e alertas para toda a população. O objetivo é preservar vidas e reduzir os prejuízos com informações que permitem ações de prevenção da população.

Ainda no CIGERD, o Centro Integrado de Operações permanece ativado em nível amarelo de observação com profissionais de plantão acompanhando as ocorrências e prontos para prestar apoio aos municípios catarinenses.

Foram registradas ocorrências Norte, Vale do Itajaí, Faixa Litorânea e Grande Florianópolis. Foram decretadas situações de emergência de nível municipal em Guaramirim, Ilhota, São Francisco do Sul, Garuva e Itapoá. A documentação enviada pelo Município de Guaramirim está em análise para a homologação em nível estadual. A DCSC aguarda o envio dos documentos do restante dos municípios.

Segundo o Diretor de Gestão de Desastres da DCSC, Aldrin de Souza, na última semana a DCSC intensificou o monitoramento das situações que pudessem  atingir o território catarinense. “Foram ações de análise de dados meteorológicos e emissão de alertas. Da mesma forma, trabalho de campo em apoio das defesas civis municipais para prevenir que os altos volumes de chuva pudessem causar danos a vida dos catarinenses.

De acordo com ele, foram efetuadas ações de retirada preventiva de moradores de encostas instáveis, abertura de abrigos para recepção de pessoas afetadas e distribuição de itens de Assistência Humanitária. “Mesmo com a passagem da Frente Fria que trouxe chuva para o Estado a DSSC permanece atuando em nível amarelo para dar todo o apoio necessário aos municípios.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 11.24.29

Entrega de material de ajuda humanitária no município de Garuva. Divulgação DCSC.

Apoio aos municípios

O Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual, realizou a entrega de itens de ajuda humanitária para moradores do município de Garuva, no Norte do Estado. No total 47 famílias foram atendidas. Foram entregues 132 kits de higiene pessoal, 46 kits de limpeza, 25 kits de acomodação para solteiro, 28 kits de acomodação para casal, 14 colchões de solteiro e 16 para casal.  Em São Francisco do Sul foram repassados 25 colchões de solteiro e 99 kits de limpeza.

Técnicos da DCSC também monitoram a situação de diversos pontos do Estado que apresentam risco de deslizamentos. Em Guaramirim, no Vale do Itapocú, o acompanhamento é das localidades as margens da SC 108 onde foram registrados deslizamentos. A rodovia permanece interditada. Técnicos avaliam as condições diariamente e estão no local averiguando as condições de segurança. A chuva perde força e o tempo tende a se estabilizar nos próximos dias na região.

“O Estado de Santa Catarina através da DCSC tem mantido todo o apoio técnico  aos municípios atingidos através de sua equipe e permanece vinte e quatro horas de plantão”, explicou o Chefe Interino da DCSC, Alexandre Corrêa Dutra.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 11.24.30 1

Colchões entregues no muncípio de Garuva. Divulgação DCSC.

Recomendação da Defesa Civil

A DCSC recomenda que durante alagamentos as pessoas não devem transitar em áreas alagadas. A atenção deve ser redobrada nas residências para sinais de problemas nas estruturas. Rachaduras, paredes inclinadas, portas e janelas com dificuldade para fechar são indícios de problemas estruturais.

Já nas proximidades de barrancos ou encostas devem ser observados postes e árvores inclinados que indicam movimentação do solo ou risco de deslizamento. Quando constatado qualquer sinal de problemas a indicação é deixar o local e acionar a defesa civil municipal ou o Corpo de Bombeiros Militar.