Governo do Estado apoia municípios atingidos pelo granizo

Distribuição de telhas para as famílias atingidas no município de catanduvas. Foto: Divulgação

O Governo do Estado, através da Defesa civil de Santa Catarina (DCSC), segue atuando de forma ágil apoiando os municípios atingidos pelos eventos adversos nos últimos dias. As tempestades provocaram estragos em todas as regiões com o registro de alagamentos, deslizamentos e chuva de granizo. Na maior parte, as ocorrências foram administradas pelas estruturas municipais de proteção e defesa civil. Até o momento solicitaram apoio da DCSC os municípios de Catanduvas e Vargem Bonita em função dos estragos provocados pelo granizo.

Para estes municípios foram liberados em itens de ajuda humanitária R$ 889.309,04. Foram entregues para as famílias afetadas 14.541 telhas de fibrocimento, 1.814 cumeeiras e 193 colchões. A distribuição dos produtos foi realizada pelas prefeituras municipais com a orientação da Coordenadoria Regional da DCSC de Joaçaba.

“Permanecemos em alerta com a estrutura do Governo do Estado. Acompanhamos a situação em todo território catarinense e logo que recebemos as solicitações de apoio iniciamos a liberação de itens de assistência humanitária”, destacou o Chefe da DCSC, David Busarello. Ele destacou que a orientação do Governador Carlos Moisés da Silva é atuar de forma eficiente para proporcionar uma resposta rápida para a população.

Descarregamento de carga de telhas no município de Catanduvas. Foto: Divulgação.

Com a tendência de chuva frequente e temporais localizados em Santa Catarina durante esta semana a DCSC segue reforçando o monitoramento e permanece de plantão para dar suporte aos municípios em caso de necessidade. Na terça-feira existe o risco baixo de ocorrências associadas a temporais no Litoral Sul e Planalto Sul. Na quarta-feira o risco é moderado entre o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Na quinta feira o risco é baixo a moderado em todo o Estado, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Alto e Médio Vale do Itajaí. Já na sexta-feira o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a temporais no Oeste, Meio Oeste e parte do Planalto Sul.

A DCSC reforça que a população deve acompanhar os avisos e alertas emitidos através do site, redes sociais da instituição e mensagens SMS. Para receber avisos e alertas no celular basta encaminhar uma mensagem SMS para o número 40199, contendo no corpo do texto apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local que deseja ser monitorado.

Carregamento de telhas destinado ao município de Vargem Grande. Foto: Divulgação.