Governo do Estado libera R$ 3,2 milhões aos municípios do Sul atingidos pelas chuvas

Araranguá (13/1/2009) – O governador Luiz Henrique e o vice Leonel Pavan anunciaram na tarde desta terça-feira (13), durante reunião com prefeitos das regiões de Araranguá e Criciúma, a liberação de R$ 3,2 milhões aos municípios atingidos pelas chuvas do início deste mês. Este valor será para obras de recuperação emergenciais, que terá aplicação definida após reunião técnica entre governos estaduais e municipais.

“Santa Catarina enfrenta duas crises: mundial e ambiental. Mas iremos reunir forças para vencê-las e continuar colocando nosso Estado à frente”, destacou Luiz Henrique. Segundo o governador, o Estado conseguiu autorização para incluir os municípios da região Sul, afetados pelas chuvas, na liberação de recursos da MP 448, a qual prevê R$ 360 milhões a Santa Catarina. Novos valores para a região, de acordo com Luiz Henrique, poderão ser repassados conforme a avaliação e necessidade dos municípios.

O vice Leonel Pavan enfatizou o apoio de outros estados e da população brasileira com doações e assistência aos atingidos desde as chuvas de novembro do ano passado. Destacou o trabalho do Governo do Estado para garantir que o turismo em Santa Catarina não foi afetado pelas chuvas, que ocorreram em regiões e não em todo território catarinense.

Durante a reunião, o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, explicou a situação burocrática dos municípios e entregou um documento aos prefeitos, o qual informa sobre o que deverá ser apresentado pelas prefeituras para liberação de recursos. O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Benedet, falou sobre a importância de trabalhar junto às comunidades afetadas. “Estamos à disposição para ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas e os danos materiais. Vamos levar nosso Estado à satisfação e recuperar nossa economia”, garantiu.

O presidente da Celesc Holding, Eduardo Pinho Moreira, disse que a Empresa foi ágil no atendimento aos municípios. Informou que 1,5 mil medidores de luz foram danificados com as chuvas na região Sul e que estes já estão sendo repostos. “Como fizemos na região do Vale do Itajaí em novembro, iremos aqui participar do processo de recuperação das cidades para retomar a qualidade de vida às pessoas”, ressaltou.

Na quarta-feira (14), os prefeitos das SDRs Araranguá e Criciúma estarão reunidos com a presidente da Companhia de Estado da Habitação, Maria Darci Mota Beck, para discutir e definir a construção de moradias populares à população atingida. Na próxima semana, haverá reunião técnica com a Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania, Defesa Civil e prefeituras para decidir sobre a aplicação imediata dos R$ 3,2 milhões repassados.

Participaram ainda do encontro os secretários da Infra-estrutura, Romualdo França; da Articulação Nacional e do Grupo de Reação, Geraldo Althoff; de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Schmidt; e de Criciúma, Édio Castanhel; o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves; os deputados Manoel Mota e Acélio Casagrande; e os prefeitos dos 19 municípios atingidos pelas chuvas.

Secretaria de Estado de Comunicação