Governo inicia processo para drenagem e desassoreamento do Rio Tubarão

O governador Raimundo Colombo e o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, lançaram, nesta terça-feira, 23, o edital de contratação do projeto executivo de drenagem e desassoreamento do Rio Tubarão. A ação busca melhorar o escoamento, diminuir as cheias e resolver um problema que assola a população de Tubarão, desde a devastadora enchente de 1974. Cerca de 6,9 milhões metros cúbicos de areia serão removidos, de um trecho de 29,7 quilômetros do manancial, entre a área urbana de Tubarão e a foz do rio, em Laguna.

O prazo de execução do projeto é de nove meses. Depois será feita uma nova licitação para a empresa que vai realizar os trabalhos. O secretário Bornhausen disse que a obra será complexa e terá um investimento de R$ 60 milhões, com recursos do Governo do Estado e Federal. “Após seu início, a obra deverá estar pronta em 24 meses.” O investimento para a execução do projeto será de R$ 1,4 milhão e prevê a seleção de empresa de consultoria para o projeto de manutenção, aprofundamento e recuperação da calha do rio.

A obra foi recomendada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. Para o secretário regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, a obra será a solução de um problema antigo da cidade. “Basta cair uma chuva mais forte, que a cidade e seus moradores, da área urbana e da área rural, já ficam em alerta, preocupados. É mais uma conquista para a região.”

O ato ocorreu durante o lançamento do edital para obras no aeroporto Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, realizado em Jaguaruna.

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti