Hospital de campanha é apresentado para prefeitos

Na noite da ultima quinta-feira (09) foi realizada reunião na sede da Associação de Municípios da Foz do rio Itajaí com os prefeitos da região. O foco central foram as ações de enfrentamento ao coronavírus e o primeiro hospital de campanha que será instalado no município de Itajaí. Participaram do encontro o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), João Batista Cordeiro Junior, os deputados Coronel Mocellin e Paulinha, e a empresa contratada para a instalação da estrutura de atendimento aos pacientes com coronavírus. O chefe da DCSC expôs o trabalho de preparação dos leitos de UTI que serão disponibilizados pelo Governo do Estado, através do Plano de Contingência montado pela DCSC.

Reunião realizada com os prefeitos da Região da ANFRI. Foto: Flávio Jr, Ascom DCSC.

O contrato para a instalação prevê a montagem completa do hospital de campanha que terá 100 leitos de UTI e será disponibilizado por seis meses com equipamentos, insumos e profissionais 24 horas por dia. O valor para a instalação será de R$ 76.944.253,58 e a empresa terá 30 dias, a partir de 13 de abril de 2020, para iniciar os trabalhos e estar apta para atender os pacientes. Outro ponto positivo da proposta e que os equipamentos adquiridos através do contrato serão incorporados ao patrimônio do estado ao final dos trabalhos e poderão ser distribuídos para os hospitais catarinenses.

“O trabalho da DCSC faz parte de.um plano de contingência, que tem como objetivo a prevenção com a ampliação da capacidade de atendimento aos pacientes durante a pandemia do coronavírus. Quando o hospital entrar em operação, a regulação de leitoa, o transporte e a transferência de pacientes serão geridos pela Secretaria de Estado da Saúde ”, explicou João Batista. Durante a reunião foi solicitado apoio aos prefeitos da região para a criação de leitos de retaguarda para combate ao covid19. “Todos os esforços estão realizados para apoio as atividades da SES garantindo a maior capacidade de atendimento para a população”, completou o chefe da DCSC.