I Seminário discute gestão de risco e desastre na Unisul

p1020094

Desastres são construídos por nós. Com essa frase, o geólogo Juarês José Aumond marcou sua presença no I Seminário de Gestão de Riscos e Desastres, realizado durante todo o dia de quarta-feira (23), no campus da Unisul, na Pedra Branca, em Palhoça. A programação iniciou às 8h30 e seguiu até às 19 horas.

O professor pondera que, pela superpopulação ou pela falta de opções aos menos favorecidos, o fato é que o homem está cada vez mais ocupando áreas ambientalmente frágeis – encostas íngremes, topos de morros, regiões próximas a rios. “Cerca de 82% das perdas no Vale do Itajaí, durante os desastres de 2008, são consequência da ação humana, que ocupou lugares assim”.

O seminário, que teve na sessão de abertura a presença do secretário estadual da Defesa Civil Geraldo Althoff, que ressaltou a importância do relacionamento entre a defesa civil e as universidades. “A Secretaria está buscando cada vez mais o contato com as universidades, para aproximar a academia das práticas em defesa civil”.

Na sequência foi realizado o painel “Percepção de Risco e seus diferentes olhares”, com a participação do professor Aumond, e da geóloga Andréia Piazza, especializada na análise de riscos. Andréia lembrou do terremoto no Chile, em 2010, que alcançou índice de 8.8 e provocou 520 mortes – número que pode ser considerado pequeno, se comparado ao registrado no mesmo ano no Haiti, de magnitude 7, e que causou 222 mil mortes. “Esses exemplos mostram que a percepção dos riscos e preparação para gerir essas crises podem diminuir em muito o impacto social e econômico dos eventos, pois o Chile sabe que pode ocorrer terremotos em seu território e tem uma estrutura preparada para enfrentar esses momentos”, disse.

Mesa redonda – A programação do seminário incluiu ainda uma mesa redonda sobre “A inserção profissional na defesa civil e as atribuições das engenharias, geografia, comunicação e serviço social”. Participaram representantes da Defesa Civil Estadual e coordenadores das UNAS (Unidades de Articulação Acadêmica) da Unisul. Os primeiros falaram sobre sua atuação em defesa civil e, os professores da Unisul, de como a questão de percepção de riscos e desastres está sendo colocada na formação de seus alunos.

A programação do seminário continuou com a realização de uma palestra do major Aldo Baptista Neto, diretor de resposta aos desastres da Secretaria Estadual da Defesa Civil, sobre “Planejamento e gestão de desastres: preparação, assistência, logística, reabilitação”. O encerramento aconteceu com uma oficina de abordagem sociotécnica com famílias, a cargo da professora Darlene de Moraes Silveira.