Itajaí recebe a 2ª Oficina de Elaboração de Planos Municipais de Contingência

Na próxima segunda-feira (26) e terça-feira (27), acontece no auditório da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Itajaí, a 2ª Oficina de Elaboração de Planos Municipais de Contingência (PLAMCON). O objetivo da oficina é capacitar técnicos e gestores em Defesa Civil como multiplicadores para construção do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e planejamento para a realização de Simulados de Preparação para Desastres. As oficinas fazem parte do Plano de Ação para o período de chuvas – região Sul e Sudeste, elaborado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional (MI).

O Plano é resultado de uma parceira entre Sedec e Defesas Civis Estaduais e será executado em duas etapas: na primeira é realizada uma oficina em que os alunos terão conhecimento sobre elaboração do modelo de Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e planejamento para a realização de simulados. Além disso, serão tratados assuntos referentes à regulamentação da Lei 12.608/2012, com duração de 16 horas.

A segunda etapa consiste na realização do exercício Simulado de Preparação para Desastres com o intuito de capacitar técnicos e gestores em Defesa Civil a trabalhar na comunidade residente em áreas de risco para atuar preventivamente em situação de desastre e consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Os capacitados, nessa etapa, serão multiplicadores em seus municípios. O simulado acontece no dia 08 de dezembro de 2012, em uma comunidade de Itajaí.

Inscrições: com Jeanete, pelo email: colegiados@amfri.org.br ou telefones (47)3404 8000 e 8822 7797.

PRIMEIRO DIA

TEMA

Plano de Ação e atividades da Secretaria Nacional de Defesa Civil

Intervalo das 10h às 10h15