Laudo resulta em 96 residências interditadas

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) realizaram a avaliação da área onde ocorreu o deslizamento, no ultimo dia 18, em Guaramirim, no Vale do Itapocú. Na oportunidade doze (12) casas foram totalmente destruídas e a Rodovia SC 108, km 13, também foi afetada e permanece bloqueada. Com a situação a Defesa Civil Municipal interditou a área e retirou moradores.

No último sábado (23) durante avaliação da SDC foi constatado que uma área maior estava comprometida e com isso, no total, foram interditadas 96 residências.  Um abrigo foi montado e está recebendo 25 pessoas, o restante das familias desalojadas foram encaminhadas para a casa de parentes.

“A avaliação da defesa Civil de SC foi fundamental. O laudo dos técnicos conseguiu expor a real gravidade e fundamentar a verdadeira situação da área.”, comentou Ezequiel de Souza, coordenador municipal defesa Civil.  Segundo ele, a prefeitura de Guaramirim está estudando a possibilidade de classificar a área onde ocorreu o deslizamento como de alto risco e proibir a ocupação humana.

WhatsApp Image 2019 02 25 at 17.20.42

Área as margens da Rodovia SC 108 onde ocorreu o desbarrancamento.

“Um dos focos da Secretaria é o apoio técnico aos municípios”, explicou o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Ele comentou que muitos municípios catarinenses não possuem estrutura técnica adequada e o apoio da SDC está se mostrando fundamental tanto na avaliação de áreas ou na elaboração de planos de trabalho.