Lideranças comunitárias do Maciço do Pirajubaé concluem curso sobre percepção de risco

pirajubaeO projeto Percepção de Risco, da Defesa Civil Estadual, formou na quarta-feira (16) os alunos do curso de capacitação realizado com lideranças comunitárias do Maciço do Pirajubaé, na Costeira, em Florianópolis. As aulas iniciaram em julho e contaram com a participação de oito comunidades: Caeira da Vila Operária; Saco dos Limões; Limoeiro; Costeira do Pirajubaé; Seta; Ressacada; Carianos; e Cachoeira do Rio Tavares. A solenidade foi realizada na escola Adotiva Liberato.

Segundo o diretor do órgão estadual, major Márcio Luiz Alves, o objetivo do curso foi tratar os conceitos fundamentais de ameaça, risco e vulnerabilidade em áreas de risco. “Nosso foco nesta comunidade do Pirajubaé são os escorregamentos, já que as casas estão localizadas em áreas de risco. Queremos ensinar a população a aprender a conviver com este risco”, explica Alves.

Durante o curso, os alunos realizaram saídas de campo e mapearam as áreas de risco dos morros em que vivem. Além deste curso de capacitação de lideranças comunitárias, o projeto Percepção de Risco atende às escolas estaduais, por meio de kits educativos com filme, livro do professor e gibi.