Luiz Henrique anuncia R$ 15 milhões do Fundo Estadual de Defesa Civil para compra de terrenos

Brasília – DF (29/1/2009) – O governador Luiz Henrique, após reunião em Brasília no Ministério das Cidades, nesta quinta-feira (29), anunciou a liberação de R$ 15 milhões do Fundo Estadual da Defesa Civil para a compra de terrenos, que poderão garantir a construção de pelo menos mil casas aos municípios atingidos pelas chuvas no mês de novembro em Santa Catarina.

A solução resolverá o impasse após questionamento jurídico no Ministério das Cidades de que não poderia ser liberado dinheiro da MP 448 para compra de terrenos, apenas para construção de casas. "Acreditamos que, após liberação deste valor, ficará mais fácil construir estas casas através de convênios entre a prefeitura e a União", afirmou o governador Luiz Henrique.

Os secretários do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscioski (Saneamento Ambiental) e Inês da Silva Magalhães (Habitação), destacaram que os planos de trabalho apresentados pelo Grupo Reação em Brasília para aplicação de recursos da MP 448 estão sob análise para aprovação. A decisão será anunciada pelo ministro Márcio Fortes de Almeida, quando chegar terça-feira (3) ao Estado.

A comitiva catarinense em Brasília era composta pelos secretários Geraldo Althoff (Articulação Nacional); Antônio Gavazzoni (Fazenda); os presidentes Maria Darci Mota Beck (Cohab/SC); Ivo Carminati (SC Parcerias); Murilo Flores (Epagri).