Massa de ar polar atinge Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso alertando a população para a queda da temperatura nos próximos dias. O motivo é a passagem de uma massa de ar polar que chegou ao Estado da última quarta-feira, quando foram registrados  -4,6 graus em Urupema, -3 em Bom Jardim da Serra e São Joaquim, e -2,5 graus em Urubici. O monitoramento meteorológico da Defesa Civil também destaca a previsão de ventos fortes  e mar agitado que poderão provocar ressaca. É desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações nos próximos dias.

A Defesa Civil repassou orientações aos municípios recomendando atenção especial com a população mais vulnerável, a exemplo de crianças, idosos ou pessoas em situação de rua. Abrigos foram abertos em diversos pontos do Estado e diversas ações realizadas.

Em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, O Centro Integrado Regional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) integrou uma ação que contou com a participação de diversos órgãos e entidades. Equipes multidisciplinares percorreram as ruas do município em apoio aos moradores de rua.

Foram realizadas abordagens e encaminhamentos para a Casa de Passagem, onde foi disponibilizado banho, alimentação, cama com cobertores, roupas e orientações. Já as pessoas que preferiram permanecer nas ruas receberam orientações, preservativos, roupas, agasalhos e cobertores.

WhatsApp Image 2019 07 03 at 22.31.41

Abordagem e apoio aos moradores de rua em Criciúma. Foto: DIVULGAÇÂO.

“O Frio intenso causa dores e pode causar a morte. Por isso, esta ação humanitária integrada objetiva levar acolhimento à população em condições de vulnerabilidade e preservar vidas”, comentou o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Rosinei Cardoso.

Em outras regionais ações também estão sendo realizadas. No município de Porto União, que pertence a Regional da Defesa Civil de Canoinhas, foi realizada uma ação conjunta com a Secretaria de Ação Social e Lions Club Caminho das Águas, onde foram repassados mais de 50 cobertores para atendimentos emergenciais.

No município de Bom Jardim da Serra foi montada uma Força Tarefa permanente para monitorar as possíveis ocorrências causadas pelo frio. Com base nos alertas da Defesa Civil aulas foram suspensas na próxima sexta-feira (05) e foi determinado o atendimento permanente  nas escolas municipais para o  acolhimento de turistas ou moradores que necessitem de abrigo.

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil é realizado 24 horas por dia. Todas as informações, avisos e alertas estão disponíveis no site, redes sociais e mensagens de texto SMS.

Para receber notificações de emergência em seu celular basta cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local onde mora ou do local que deseja ser monitorado. Envie uma mensagem de texto SMS, do seu celular,  com o CEP para o número 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir um novo endereço basta repetir o procedimento. O serviço é gratuito.