Município de Lages receberá pontes metálicas

Foi assinado na tarde da última quarta-feira (20), em Lages na Serra Catarinense, o termo de parceria para a entrega de três kits metálicos (pontes). Os kits serão instalados Rua Crispim Mira e Frei Henrique de Coimbra, no Bairro Guarujá, e na Rua Manoel Lino de Jesus, Bairro Santo Antônio. As novas pontes possuem capacidade de carga de até 45 toneladas e substituirão estruturas precárias e galerias.

Governador Carlos Moisés realizando a assinatura do termo de parceria com Lages. Foto: Flávio Jr, Ascom DCSC

As estruturas que serão entregues são resultado do projetos que fez o reaproveitamento de cerca de mil toneladas de aço utilizado na reforma da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O material está sendo usado na construção de 532 pontes. O beneficiamento do material e montagem das estruturas que serão entregues aos municípios está em ritmo acelerado. O aço passa por um tratamento que vai garantir a durabilidade das pontes.

“Esta é uma ação de prevenção já que as pontes metálicas serão instaladas acima das cotas de inundação e evitando o estrangulamento dos rios”, comentou o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, mais de 150 municípios já enviaram solicitações de kits metálicos. “O Projeto é uma parceria entre a DCSC e as prefeituras ficam responsáveis apenas pela construção das cabeceiras e transporte das estruturas.