Municípios integrantes da Campanha Cidades Resilientes apresentam ações desenvolvidas

Para marcar a Semana Nacional de Redução de Desastres, que acontece de 8 a 12 de outubro, e o dia Internacional de Redução de Desastres, a Secretaria de Estado da Defesa Civil promove, nesta quarta-feira, 10, em Florianópolis, um seminário com o tema: Cidades Resilientes. Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. No encontro, os dez municípios catarinenses que integram a Campanha Construindo Cidades Resilientes apresentarão as ações desenvolvidas para a redução de riscos, a aplicação do conhecimento e o preparo da população para agir em momentos de desastres naturais.

Santa Catarina é o único estado brasileiro que integra a campanha com dez cidades. Além de Lages e Araranguá, outros oito municípios já receberam os certificados: Rio do Sul, Tubarão, Itajaí, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma e Jaraguá do Sul. O secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, explicou que a Secretaria está trabalhando para credenciar outros municípios catarinenses para a campanha. Para aderir, o município precisa apresentar uma carta de interesse, assinada pelo prefeito, e desenvolver os dez itens essenciais sugeridos pela ONU, como ações de prevenção junto às comunidades, nas escolas, mapeamentos, e pesquisas que contribuam para a proteção da população do Estado.

O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, informou que o município vai mostrar o que vem sendo desenvolvido para contemplar os 10 passos que a Cidade Resiliense define como prioridades. “Vamos apresentar vários projetos como o ‘Defesa Civil na Escola’, ‘Comunidade Segura’ e outros. Eventos como esse seminário são trocas de experiências entre os municípios. O que está sendo aplicado em um local pode servir como modelo para implantação em outro”, disse.

Evento: Seminário Dia Internacional para Redução de Desastres

Local: Auditório da Epagri – Florianópolis

Data: 10 de outubro de 2012

Público alvo: Comunidade e gestores municipais