Municípios recebem pontes da Defesa Civil

O Governo do Estado, através da Defesa Civil (DC SC) realizou nesta quarta-feira a instalação de um kit de transposição (Ponte) na localidade de São Luiz, município de Treze de Maio. A estrutura substitui uma antiga ponte danificada durante  uma forte enxurrada que afetou a malha viária da localidade. Na estrutura, de quinze metros de extensão por cinco de largura, foram investidos R$ 103.523,76.

O Kit é pré-moldado e fabricado em concreto e a instalação é resultado de convênio entre a prefeitura, que ficou responsável pela construção das cabeceiras, e a DC SC que realizou o transporte e a montagem.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.48.01

Instalação do Kit de Transposição. Foto: Defesa Civil SC

Na próxima quinta-feira será instalado, também no município de Treze de Maio, uma segunda estrutura na localidade do Rio Perdoná. Esta terá a dimensão de oito metros por cinco de largura e teve o custo de R$ 57.200,12.

Os kits de transposição são viabilizados através do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina (Fundec) e são disponibilizados com várias opções de tamanho aos municípios atingidos por desastres naturais.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.48.06

Kit de transposição finalizado. Foto: Defesa Civil SC

No total a Defesa Civil já realizou a instalação de 378 kits transposição em todo o Estado, o que representa o investimento de R$ 21,9 Milhões. Apenas este ano já foram entregues 10 kits, com o investimento de R$ 764.083,88. Estão em andamento 51 processos para a instalação de outras estruturas, todas em fase da construção das cabeceiras, além de outras 11 em processo de documentação. A estimativa é que até o final do ano sejam instalados mais 36 Kits com o investimento de R$ 3.204.402,76.

“Estas estruturas são dimensionadas para resistir a fortes tempestades garantindo a normalidade da mobilidade e também facilita o escoamento da produção nos municípios com rotas mais confiáveis”, comentou o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr.

Segundo ele, a Defesa Civil também está inovando com o reaproveitamento do aço utilizado na reforma da Ponte Hercílio Luz para a construção de pontes metálicas que serão distribuídas aos municípios catarinenses. “É uma ação que busca a valorização dos recursos públicos, sustentabilidade e prevenção. As pontes metálicas irão substituir, de forma preventiva, antigas pontes e pontilhões de madeira e terão o custo médio aproximado de R$ 6 mil. Nossa estimativa é entregar 835 estruturas aos municípios”, finalizou.