NOTA METEOROLÓGICA DC/SC – PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO/21

O consenso da previsão climática para o trimestre de verão (Jan a Mar/21) dos órgãos de meteorologia de Santa Catarina é de período mais úmido e chuvoso no estado. A precipitação esperada é de valores acima da média para o mês de janeiro, destacando-se o litoral catarinense,  e dentro a acima da média para os meses de fevereiro e março.

Neste trimestre, segundo a climatologia, é estabelecido o regime de verão. Nesta época do ano, há ocorrências de temporais associados à chuva intensa que pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Devido ao alto acumulado em curto espaço de tempo, podem provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos.  As frentes frias passam com deslocamento rápido e continuam frequentes as chuvas convectivas (chuvas de verão) preferencialmente entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. Entre janeiro e fevereiro, principalmente, são esperados eventos recorrentes de circulação marítima, que provocam chuva persistente, e muitas vezes volumosa, no litoral e áreas próximas.

No mês de janeiro, em relação à climatologia de chuvas em Santa Catarina, são esperados volumes entre 150 mm e pontuais acima de 230 mm para as regiões da Grd. Florianópolis, Litoral Norte e Oeste. Nas demais áreas, esses valores variam entre 110 mm e 190 mm.

Em relação às temperaturas, a previsão é que sejam dentro a acima da média no estado. Devido à atuação de massas de ar quente na estação do verão, são comuns os episódios de calor intenso e ondas de calor. Porém, a presença de sistemas de alta pressão favorecem grandes amplitudes térmicas diurnas (maior diferença entre a temperatura máxima e a mínima), com registros de temperaturas mínimas menores que normalmente verificadas para a época do ano.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial apresenta um resfriamento e valores mais baixos em relação aos meses anteriores. Segundo o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), permanece a atuação do fenômeno La Niña (águas mais frias) para este mês de janeiro, com intensidade moderada a forte e com 95% de chance de permanência durante o verão 2020/2021. A tendência é que o fenômeno permaneça até meados de abril de  2021. Em relação à TSM no Atlântico Sul, a previsão é que as anomalias sejam positivas, ou seja, há o aquecimento das águas próximas à costa catarinense, o que pode provocar maior evaporação e, consequentemente, maior disponibilidade de umidade do oceano para o continente.

#DefesaCivilSomosTodosNos