Novas pontes são entregues pela Defesa Civil

O Governo do Estado através realizou nos últimos dias a entrega de três novas pontes através do Projeto de kits de transposição de concreto da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC). O investimento total por parte do Estado foi de R$ 463.759,05. As estruturas foram instaladas nos municípios de Rio Negrinho, Pedras Grandes e Nova Veneza.

Na ação foram substituídas antigas pontes de madeira que foram danificadas durante fortes enxurradas. O projeto garante mais segurança para na mobilidade das pessoas que trafegam nas localidades, o escoamento da produção agrícola e também o turismo.

Um destaque foi a última estrutura entregue que foi montada na comunidade de São Bento Alto, em Nova Veneza, onde foram utilizados dois kits de transposição unidos por um vão central. Desta forma, foi possível a transposição do rio com uma estrutura de 30 metros de comprimento.

A instalação de kits de transposição além de ser uma ação de resposta também é preventiva”, comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, as estruturas são montadas acima da cota de inundação e ampliando a vazão dos rios. “Quando investimos em estruturas de qualidade estamos valorizando os recursos públicos com ações duráveis e eficientes”, completou.

Kit de transposição finalizado em Nova Veneza. Foto: Flávio Jr/DCSC

Apenas esse ano foram montadas 16 kits de transposição. Nas próximas semanas serão realizadas instalações nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Pedras Grandes, Orleans e Rio do Campo, onde serão investidos R$ 369.814,56. No total o projeto já realizou a montagem de 405 estruturas em toda Santa Catarina.

Montagem do Kit de transposição em Nova Veneza. Foto: Flávio Jr DCSC

Kits de transposição

O projeto de Kits de transposição é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios catarinenses. Após ser firmado o termo de cooperação os municípios ficam responsáveis apenas pela construção das cabeceiras e a Defesa Civil Estadual (DCSC) fica a cargo do transporte e montagem das estruturas pré-moldadas. A ação é destinada para o apoio de reconstrução após por fortes eventos climáticos que venham a danificar ou destruir pontes.

Confira em Time lapse a instalação da estrutura.