Operação entrega purificadores e reservatórios de água a 17 municípios do Estado

A Diretoria de Resposta aos Desastres da Secretaria de Estado da Defesa Civil continua acompanhando os municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por estiagem. Nesta sexta-feira (6), termina a operação de entrega de 171 purificadores de água Clorin e mais de mil reservatórios de água de capacidade de 5.000 e 10.000 litros. A ação durou uma semana e abrangeu 17 cidades do Estado.

De acordo com o gerente de logística e mobilização, Renaldo Onofre Laureano Junior, que está visitando os municípios atingidos, a ação visa avaliar as necessidades e fazer um diagnóstico das regiões que ainda são afetadas pela falta de chuva. “Precisamos acompanhar desde o início do processo até as fases mais amenas para verificar se houve uma mudança positiva quanto aos recursos escassos”.
 
O último relatório da Secretaria registra 152 municípios em estiagem, sendo São Ludgero o último a decretar. Desde o início do fenômeno, em dezembro de 2011, já foram afetadas 826.815 pessoas e R$ 728.292 milhões de prejuízo na agricultura e pecuária, conforme avaliação de danos de 142 municípios dos 152.