Operação resulta em 299 autuações

Dando continuidade a programação da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) foi realizada mais uma operação. O objetivo foi fiscalizar de forma preventiva o transporte de cargas e produtos perigosos. A ação foi realizada nos dias 24 e 25 de abril em Blumenau (BR 470) e em Gaspar (SC 412).

WhatsApp Image 2019 04 26 at 13.27.48

Operação na BR 470 em Blumenau. FOTO: ST Faustino PP SDC

A Operação com a participação de 16 instituições e foi considerada um sucesso. No total foram abordados 30 veículos com produtos perigosos, 136 caminhões baús foram vistoriados. Ao final da operação foram emitidas 299 autuações. Dentre elas, a apreensão de cerca de 300 quilos de queijo  e embutidos com irregularidades sanitária, como oriente a legislação o material não era adequado para consumo e foi encaminhado para  descarte em aterro sanitário. As infrações mais comuns foram falta de documentação e de equipamentos de segurança obrigatórios.

WhatsApp Image 2019 04 25 at 22.06.53

Abordagem à veículo com o apoio do Exército e Vigilância Sanitária. FOTO: SDC – ST Faustino PP SDC

Participaram da Operação a Defesa Civil Estadual e municipais de Itajaí e Ilhota,  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Militar, Exército, Cidasc, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Conselho Regional de Química (CRQ), Inmetro e Secretaria da Fazenda, SUATRANS.

Segundo o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, este tipo de ação resulta em mais segurança nas estradas e no controle de produtos perigosos nas estradas catarinenses, principalmente nas BRs 101 e 116 que são corredores de transporte do Mercosul.