Parcela de julho do Auxílio Reação atenderá 5,2 mil famílias desalojadas

O Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil, libera na segunda-feira (27) a parcela do Auxílio Reação referente ao mês de julho para 5.242 famílias catarinenses desalojadas após as fortes chuvas em novembro do ano passado. O repasse representa R$ 2.175.430,00 dos recursos provenientes das doações ao fundo estadual. Desde dezembro, o Governo do Estado pagou R$ 16.093.285,00 a famílias cadastradas em 45 municípios catarinenses afetados pelo desastre.

A parcela de julho poderá ser retirada pelas pessoas cadastradas nas prefeituras em qualquer agência do Banco do Brasil de seu município, mediante apresentação do CPF e RG. O auxílio, de R$ 415, foi sancionado em lei pelo governador Luiz Henrique para ajudar as famílias atingidas pelo desastre do ano passado, que deixou 135 mortos e cerca de 80 mil pessoas desabrigadas e desalojadas.

Segundo o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, as famílias que foram cadastradas têm direito a seis parcelas do Auxílio Reação, como prevê a lei. “Quem começou a receber o pagamento no último mês de cadastramento, ou seja, março, receberá o benefício até setembro", explica.