Produtos Perigosos > Plano Regional de Atendimento Emergencial (PRAE)

O Plano de Atendimento Emergencial tem como objetivo prover um conjunto de diretrizes e informações para a adoção de procedimentos estruturados. Proporcionar uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência visando minimizar, prevenir ou evitar danos sociais, materiais e ambientais. Ele não deve ser apenas um plano de emergência organizado de maneira escrita, é preciso que haja uma conscientização de todos os envolvidos direta ou indiretamente sobre os riscos potenciais. O PAE deve minimizar os impactos em uma região, evitando que eles passem dos limites de segurança. Situações externas ao evento que possam agravar o acidente também devem estar previstas.

A eficácia de um PAE depende essencialmente da prévia identificação dos cenários; da definição das áreas de impacto direto e indireto; do planejamento e treinamento de equipes de intervenção e apoio; e da disponibilidade de recursos materiais e humanos, necessários a um efetivo combate.

A Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), visando orientar os envolvidos na elaboração do PAE, lança a NBR 15480/2007 que estabelece os requisitos mínimos para orientar a elaboração de um PAE no atendimento a acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosos.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, consciente da importância do PAE para o atendimento a emergências com Produtos Perigosos, firmou em 2007, um Convênio com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC para a elaboração dos PRAE’s – Planos Regionais de Atendimento Emergencial que fez parte do “Projeto de Caracterização das áreas circunvizinhas das principais Rodovias e Ferrovias utilizadas para o Transporte de Produtos Perigosos no Estado de Santa Catarina”, o projeto teve duração de 02 anos e foram concluídos no final de 2009.

O objetivo geral do Projeto foi caracterizar as áreas circunvizinhas das principais Rodovias e Ferrovias utilizadas para o Transporte de Produtos Perigosos no Estado de Santa Catarina, visando a elaboração de PRAE’s – Planos Regionais de Atendimento Emergencial.

Elaborar o PRAE – Plano Regional de Atendimento Emergencial para cada região previamente delimitada, de acordo com o levantamento das informações sobre os aspectos físicos e antrópicos das principais rotas, é um dos objetivos específicos.

A elaboração dos PRAES, com todas as informações necessárias para uma resposta rápida e eficiente no Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos, foi efetivada na medida em que os levantamentos oriundos de outros objetivos específicos do projeto foram realizados. Dentre os objetivos estão a seleção das principais rotas do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, com base nos dados das Operações de Controle do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e índices de acidentes, e a realização de levantamento de informações sobre os aspectos físicos e antrópicos das regiões circunvizinhas das principais Rodovias e Ferrovias utilizadas para o Transporte de Produtos Perigosos no Estado de Santa Catarina.

Foram elaborados 6 (seis) PRAE’s, sendo 5 (cinco) rodoviários e 1(um) ferroviário, visando abranger todas as regiões do Estado. Cada um deles contém a identificação e avaliação dos riscos, análise de vulnerabilidades, informações e procedimentos para resposta, entre outras.

Seguem abaixo os arquivos da 2ª edição dos PRAEs, atualizados em novembro de 2011.

prae br282 oesteBR 282 OESTE
BR 280prae 280
 praes 101 norteBR 101 NORTE
 praes 470BR 470