Previsão climática para os meses de agosto, setembro e outubro em Santa Catarina

Os meses de agosto, setembro e outubro devem ser de chuva entre a normalidade e acima da média em Santa Catarina, com pouco frio no final do inverno. A chuva será bem distribuída no tempo e no espaço territorial catarinense.

Fonte: Epagri/Ciram (www.ciram.com.br)

Agosto
deve começar mais seco devido à influência de um bloqueio atmosférico que impede a chegada ao Estado de chuva. A segunda quinzena do mês deverá ser mais chuvosa. A média mensal para agosto é maior no Oeste e Meio Oeste, com acumulados variando entre 150 a 190 mm. Já do Planalto ao Litoral a chuva acumulada nesse mês varia entre 90 a 150 mm.

Setembro é normalmente mais chuvoso em relação a agosto, com acumulados que ficam entre 150 e 210 mm em média no Oeste e Meio Oeste, e entre 130 a 170 mm do Planalto ao Litoral. Nos meses de agosto e setembro é comum o registro de temporais isolados com ventania e queda de granizo em pontos isolados.

Outubro é o mês mais chuvoso do trimestre. Os acumulados de chuva variam entre de 210 a 250 mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral.  Vale salientar que outubro é um mês de transição do período mais frio para os meses mais quentes do ano. A chuva passa a ser de forma mais convectiva (aquecimento diário) e normalmente ocorre entre as tardes e noites, quando os temporais isolados também são frequentes no Estado.

O risco de temporal com ventania e granizo cresce nos meses de setembro e outubro, mas eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. O trimestre também é marcado pela atuação dos ciclones extratropicais, que oferecem perigo às embarcações no Litoral catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca. Por todas estas condições resaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Com relação à temperatura, a expectativa é de um final de inverno com pouco frio, com temperatura acima da média climatológica. O mês de agosto ainda promete incursões de massa de ar frio e seco, com possibilidade de geada e até episódios de neve. A sensação de frio será mais em função das altas taxas de umidade devido aos dias mais chuvosos e nublados.

Em setembro o frio começa a diminuir gradativamente, tanto na temperatura mínima como nas máximas. A umidade segue elevada em todas as regiões. Em outubro os períodos mais aquecidos serão mais comuns.