Primeira turma de agentes mirins de defesa civil é formada em Penha

Foi realizada na Associação Beto Carrero (ACERB), no município de Penha, a formatura da primeira turma de agentes mirins de proteção e defesa civil. A iniciativa faz parte do Projeto Defesa Civil na Escola e busca despertar nas crianças a percepção de risco e autoproteção. A capacitação dos 33 alunos, com idade entre 9 e 12 anos, durou um semestre e foi realizada através de uma disciplina especial na Escola Municipal João Antônio Pinto, no bairro Olaria.

DC ESCOLA Penha

Alunos receberam diplomas e agora serão multiplicadores do conhecimento. Foto: Toni Almeida, Prefeitura de Penha

O evento contou com a presença do diretor de gestão de educação da Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel BM Alexandre Correia Dutra, do prefeito de Penha, Aquiles da Costa, e da coordenadora municipal de defesa civil, Edinéa Corrêa. Um dos destaques foi a participação do mascote da Defesa Civil Estadual, o cão Radar, que interagiu com as crianças reforçando a mensagem que DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS. Durante a cerimônia também foi realizada a formação do primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) de Penha, composto por moradores do bairro da Olaria.

DC ESCOLA Penha 2

Participação do mascote da Defesa Civil Estadual. Foto: Toni Almeida, Prefeitura de Penha

Segundo a coordenadora municipal, a experiência realizada na Escola João Antônio Pinto foi considerada um sucesso na formação dos pequenos agentes. A unidade escolar foi piloto do projeto em Penha e o objetivo é criar uma disciplina específica de Defesa Civil nas outras escolas e bairros, como forma de cumprir o Plano de Defesa Civil (PDC) local. Outro destaque foi a presença do Instituto Federal de Camboriú (IFC) que também foi responsável pelo conteúdo repassado nas aulas.  de acordo com ela, as crianças estão aptas para identificar emergências e possíveis eventos ambientais. “É um trabalho de prevenção e mitigação com percepção de áreas e situações de risco, como alagamentos ou deslizamentos”, finalizou.

O Prefeito de Penha parabenizou os formandos, direção da escola, comunidade local pelos avanços alcançados. Da mesma forma os bombeiros militares e professores do IFC presentes. Aquiles lembrou ainda dos momentos difíceis enfrentados no início deste ano quando foram registrados os piores eventos climáticos da história do município. “Foram exatos 30 dias de diferença entre as duas enxurradas, e gente de 90 anos de idade, moradores de Penha há 50, disseram que nunca viram uma força da natureza tão destruidora”, comentou Aquiles. Para o prefeito, as crianças serão agora multiplicadoras do conhecimento adquirido sobre proteção e defesa civil, colaborando com bombeiros e sociedade.

No decorrer da cerimônia  foi assinado o termo de compromisso para a continuidade do Projeto Defesa Civil na Escola no Município.

DC ESCOLA Penha 3

Assinatura do termo de compromisso. Foto: Toni Almeida, Prefeitura de Penha