Processo licitatório garante economia na aquisição de Kits de transposição.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), finalizou o processo licitatório na modalidade de Ata de Registro de Preços para aquisição de Kits de Transposição (Pontes). O processo teve a participação de três empresas e teve como valor inicial estimado R$ 24.318.417,00 por peça pré moldada. O resultado final resultou na economia para os cofres públicos de 38,4%, ficando em R$ 14.979.994,00.

“O processo foi um sucesso e a sociedade ganha com a continuidade desse Programa”, destacou o gerente de licitações e contratos da DCSC, Carlos Eduardo Besen Nau. Segundo ele a Ata terá a validade de 12 meses e a empresa vencedora foi a Protensul Pré-Fabricado Ltda.

Estrutura instalada no Sul do Estado. Foto: Flávio Jr/DCSC

O projeto de kits de transposição é utilizado em ações de resposta a eventos extremos quando pontes e pontilhões são destruídos ou danificados por fortes tempestades. Para a instalação das estruturas é realizada uma parceria com os municípios que ficam responsáveis apenas pela construção das cabeiras e guarda-corpos. Já a Defesa Civil Estadual realiza o transporte e montagem das estruturas pré moldadas.

“A Defesa Civil utiliza atas de registro de preço para a aquisição dos mais diferentes produtos que vão desde kits de transposição, itens de assistência humanitária e até casas pré-fabricadas”, explicou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr. Segundo ele, a modalidade proporciona agilidade na resposta aos municípios atingidos com produtos de qualidade. “No caso dos kits de transposição, a ação é de resposta e preventiva, já que proporciona o retorno da mobilidade em áreas urbanas e rurais, garantindo mais segurança para as pessoas, escoamento da produção e até beneficiando o turismo em algumas situações”, completou.

O projeto já realizou a instalação de mais de 400 pontes em todas as regiões do estado. Os kits possuem a capacidade de até 24 toneladas e de forma modular podem ser adaptados nas mais diferentes situações. Para a definição das dimensões da estrutura que será instalada a DCSC realiza um estudo hidrológico no local que analisa a ampliação da vazão dos rios e garante que a nova ponte esteja acima da cota de inundação evitando o represamento dos rios e córregos durante fortes enxurradas.