Programa Defesa Civil na Escola realiza formatura em Tijucas

Cerimônia de formatura do PDCE. Foto: Flavio Jr/ DCSC

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 29, a formatura do Programa Defesa Civil na Escola no município de Tijucas. Na oportunidade também foi realizada a cerimônia de posse da diretoria do Núcleo Escolar de proteção e Defesa Civil (NEPDC). No total 117 estudantes, dos 6º e 7º anos da Escola de Educação Fundamental Santa Terezinha concluíram as atividades e receberam um kit com mochila e caderno de anotações do Programa.

“O programa defesa Civil da Escola é desenvolvido pela DCSC desde 2014 e vem em um processo de reavaliação para melhoria dos trabalhos”, explicou o Coordenador Regional da DCSC de Criciúma e Embaixador do PDCE, Rosinei Cardoso. Segundo ele, o Programa busca que os conceitos e conhecimentos de autoproteção, da comunidade e da vida sejam incluídos na formação integral dos alunos. Ele completou destacando que a Defesa Civil estará inserida em todo o currículo dos jovens através de um projeto multidisciplinar e interdisciplinar que vai de encontro com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O Programa permite levar o conhecimento e a formação integral dos alunos até os preceitos constitucionais que são a cidadania, a proteção a vida, direito a dignidade e os direitos humanos”, reforçou o Coordenador.

Formandos do PDCE. Foto: Flávio JR/DCSC

O prefeito em exercício de Tijucas, Sérgio Fernandes Cardoso, agradeceu o empenho dos profissionais e declarou que acha muito importante a introdução da temática de proteção e defesa civil as escolas. “Eles estão aprendendo não apernas as matérias que conhecemos, mas estão aprendendo conceitos para a vida”, destacou Cardoso.

A Aluna, Gabriele Silva Araújo, fez questão de explicar que o PDCE acrescentou na jornada de conhecimento uma grande aprendizagem. “Aprendemos a identificar os riscos, a desenvolver a autoproteção e também a prevenção de eventos adversos que podem ocorrer no município em função de fenômenos meteorológicos ou pela ação do homem”, disse a estudante. Ela lembrou do Plano de Emergência Familiar, que foi trabalhado durante as atividades, e que tem o objetivo de preparar as famílias catarinenses para situações adversas.

Logo após o juramento dos jovens foi realizada a posse da diretoria do NEPDEC que agora passa a atuar junto a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil.

Entrega dos diplomas e do kit do PDCE. Foto: Flávio Jr/DCSC