Projeto preliminar do Centro de Treinamento é apresentado

p1020379

Representantes da diretoria de prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil, do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED UFSC) e do Corpo de Bombeiros, participaram na manhã desta quinta-feira (05), da apresentação do projeto preliminar do Centro de Treinamento, que integra o projeto do Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em Acidentes com Produtos Perigosos na Rodovia BR 101 – Trecho Sul.

O projeto do Centro prevê a construção em três pavimentos, cuja área total é de 1902,71 metros, com estrutura dividida em: laboratório químico, laboratório de incêndio, dormitórios, salas de aulas, área de exposição, salas de reuniões, área multiuso etc. Assim que finalizada a proposta do projeto do Centro de Treinamento, as entidades envolvidas deverão buscar fontes de recursos para a construção. O terreno que deverá abrigar a obra já existe e está localizado no município de Biguaçu. O espaço está sendo chamado de “área de segurança”, pois deverá abrigar ainda, o quartel do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar entre outros.

Além da construção do Centro de Treinamento, o projeto contempla metas como: a elaboração do Plano Ambiental Emergencial – PAE; a realização de campanhas de divulgação; o desenvolvimento e implantação de banco de dados; a aquisição de equipamentos e materiais; e a construção de uma área do Hospital Universitário para atendimento a queimados e Vítimas de acidentes com produtos tóxicos.