Quadro de estiagem muda em boa parte do estado, mas ainda é preocupante no Litoral Sul

Nesta sexta-feira, dia 21, foi publicada pela Epagri/Ciram a previsão climática para os meses de janeiro, fevereiro e março. A perspectiva é que ocorram chuvas em torno da média climatológica que variam entre 150 a 240 mm nos meses do trimeste. Nesta época é comum a alternância entre períodos secos e períodos com chuvas concentradas. As chuvas são mais volumosas no norte do estado e neste período requer atenção especial para possibilidades de inundações, alagamentos e deslizamentos.

É importante ressaltar que em boa parte do Estado, as chuvas acumulados em dezembro ficaram próximo, ou acima da média mensal, principalmente do Planalto Serrano ao Oeste Catarinense. Contudo, as chuvas estiveram bem abaixo da média em todo litoral, especialmente no Litoral Sul que vem sofrendo os efeitos da estiagem desde novembro.

De acordo com a previsão de Epagri/Ciram, persiste o indicativo de acumulados de chuva mais significativos para SC na última semana de dezembro e início de janeiro de 2013, podendo mudar o quadro de estiagem no Estado.

Municípios que decretaram situação de emergência por estiagem em Nov e Dez 2012

Abdon Batista
Correia Pinto
Jaborá
Peritiba
Anita Garibaldi
Campos Novos
Capinzal
Catanduvas
Celso Ramos
Cerro Negro
Erval Velho
Forquilhinha
Guatambu
Joaçaba
Lacerdópolis
Lindóia do Sul
Luzerna
Maracajá
Meleiro
Nova Veneza
Paial
Piratuba
Presidente Castello Branco
Seara
Turvo
Vargeão