Recursos garantidos para José Boiteux

Nesta quinta-feira (25) a Defesa Civil de Santa Catarina participou de uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB) com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os projetos de contenção de cheias no Estado. Na oportunidade o Chefe da Defesa civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, divulgou a aprovação do repasse de R$ 6 milhões de reais para o início dos trabalhos de recuperação da Barragem de José Boiteux e a continuidade dos projetos de contenção de cheias em todo o Vale do Rio Itajaí.
Na conversa, o primeiro ponto abordado foi a situação da Barragem de José Boiteux. A operação da estrutura, que é maior barragem de prevenção de cheias do Brasil, representa a redução de cerca de dois metros na região de Blumenau, protegendo aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

WhatsApp Image 2019 07 26 at 08.15.06

 

Encontro reuniu lideranças e empresários da região.

“Desde o início desta administração a determinação do Governador Carlos Moisés é normalizar a operação de José Boiteux”, comentou João Batista. Segundo ele, as conversas iniciaram em duas frentes, a primeira com os indígenas que residem no entorno da Barragem e junto ao Governo Federal na busca dos recursos necessários.
Em relação as comunidades indígenas todas as conversas foram acompanhadas por representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Ministério Público Federal (MPF). “Mostramos a comunidade que nosso objetivo era solucionar a situação definitivamente”, destacou. O principal compromisso firmado foi a efetivação do estudo de impacto socioambiental com o custeio, por parte do Estado, do trabalho que vai apontar todas as necessidades da região.
Antes mesmo do início do estudo a Defesa Civil de Santa Catarina realizou o cadastramento de todas as comunidades para apontar quantas famílias podem ser afetadas pelo lago da Barragem durante a operação. “Sabemos que algumas famílias ficam isoladas e vamos atender todas elas nos moldes das ações de proteção e defesa civil”, reforçou João Batista.
O Chefe da defesa Civil divulgou que as tratativas com o Governo Federal avançaram e nesta semana ocorreu a aprovação para o repasse de recursos. “Na conversa em Brasília fomos informados que Santa Catarina receberá este ano R$ 6 milhões e o restante dos recursos a partir de 2020. Logo que o capital esteja disponível vamos iniciar as obras necessárias”, disse. Junto com essas atividades será realizado do estudo de impacto socioambiental nas aldeias indígenas.
É importante destacar que atualmente a operação da Barragem é possível de forma emergencial com a utilização de uma bomba hidráulica externa.
Já em relação ao projeto de mitigação de cheias João Batista declarou que os projetos seguem o rito normal. A que será construída no município de Botuverá foi colocada no Plano Nacional de Recursos Hídricos e as de Mirim Doce, Petrolândia e Trombudo Central estão com encaminhamento favorável junto a União. Da mesma forma as estruturas projetadas para Pouso Redondo, Agrolândia e os melhoramentos fluviais em toda a calha do Rio Itajaí-açú.
O evento foi importante para esclarecer dúvidas e foi considerado positivo pelo presidente da ACIB, Avelino Lombardi, que colocou a entidade à disposição. “Estamos recebendo o Chefe da Defesa Civil e isso mostra o interesse e a boa vontade. Ele trouxe boas notícias, principalmente neste tema das enchentes da região, que é algo que nos interessa”, completou.