Rede da Defesa Civil distribui insumos para hospitais do interior do Estado

Nesta quarta-feira (08) a Defesa Civil Estadual (DCSC), com o apoio do Aeroclube de Santa Catarina, realizou o transporte de 1,5 tonelada de materiais para as ações de combate ao coronavírus. Os produtos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a logística realizada pela rede de apoio montada pela DCSC. Foram encaminhadas máscaras cirúrgicas, álcool em gel, medicamentos, luvas e kits de teste para o coronavírus.

O carregamento foi levado para as instalações do Aeroclube por um caminhão da empresa Contonbaby, que também apóia as ações. Após o carregamento, as aeronaves partiram para os mais diferentes destinos no Estado. Os produtos foram encaminhados para as cidades de Caçador, Chapecó, concórdia, videira, rio do sul, mafra, Joaçaba, Xanxerê e Jaraguá do Sul.

 

Carregamento da aeronave para o transporte dos materiais. Foto: Flávio Jr. Ascom DCSC

“A missão tem como objetivo central a logística aérea na distribuição de insumos e materiais primários para o combate nas unidades de saúde no interior do Estado”, comentou Marcelo Dauer, Diretor Técnico do Aeroclube SC. Segundo ele, o Aeroclube ofereceu para a DCSC o apoio com missões em aeronaves privadas para a cobertura de todo o território catarinense,  em engajamento no enfrentamento do covid 19. “É um apoio institucional voltado para o enfrentamento a crise. As aeronaves são privadas e pilotadas pelos proprietários, sem qualquer custo para o Governo do Estado”, explicou.

O Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior, considera fundamental o apoio que está sendo prestado pelo Aeroclube de Santa Catarina para a distribuição dos equipamentos e materiais para todo o Estado. “Estamos em uma grande operação e a união da sociedade deve ser o ponto central”, destacou.

Defesa Civil busca doadores

Através deste link os interessados podem se cadastrar e receber as informações necessárias para o apoio. Os doadores são contatados por técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e recebem informações sobre fornecedores de materiais e equipamentos. A aquisição é feita pelos próprios colaboradores e repassadas para a DCSC que realiza o transporte na coleta ou distribuição dos itens. O processo é transparente e a destinação das doações identificada.