Regional de Joinville participa de reunião que define detalhes para o Plano Emergencial do município

big_022fd350f779bb85655f6e6daea5420a O coordenador regional de Defesa Civil de Joinville, Antônio Edival Pereira, participou da reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil, nesta quarta-feira (15), que definiu os primeiros detalhes do Plano Emergencial para a cidade, projeto que atualmente está em fase final de elaboração. O objetivo do documento é realizar um plano de contingência para prevenção de desastres, como inundações e escorregamentos que possam vir a acontecer em Joinville.

De acordo com o gerente da Defesa Civil municipal, Milton Juares Farikoski, a meta é finalizar o plano até a primeira semana de setembro. “Nós o enviamos para as entidades envolvidas e vamos receber o retorno”. Entre as entidades, estão desde empresas como a Celesc e a Águas de Joinville até os radioamadores. O documento será uma espécie de guia para as ações emergenciais em caso de desastres, que também estabelece as atribuições de cada entidade para antes, durante e depois das emergências.

A reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil também comunicou formalmente aos representantes sobre o Fórum Nacional da Defesa Civil, que será realizado em Joinville nos dias 22 e 24 de maio de 2013. A candidatura da cidade foi defendida com o apoio do Convention Bureau e aclamada por unanimidade na última edição do fórum, em junho deste ano, em Angra dos Reis (RJ). Segundo Farikoski, os preparativos para o evento já começaram. Agora, será definido um comitê organizador com a participação de entidades ligadas à área e órgãos do poder público local.