Reunião alinha ações estratégicas regionais de proteção e defesa civil.

Foi realizada na Sede da Defesa Civil de Camboriú, na última quarta-feira, 01, a reunião itinerante do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O Coordenador Regional da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Daniel Bazanella participou do encontro como convidado para receber as demandas dos representantes dos municípios.

A abertura da reunião foi realizada pelo vice-prefeito de Camboriú, Silvio Cardoso Júnior, que saudou os presentes destacando a importância do trabalho de todos os órgãos municipais da região. O primeiro tema abordado foi a regularização fundiária em área de risco. Os coordenadores municipais relataram a realidade e as dificuldades de cada cidade. O tema será colocado com prioridade para o ano de 2022 em conjunto com a necessidade de integração junto aos Colegiados de Habitação, Assistência Social, Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Na oportunidade também foi realizada uma oficina de preparação para o planejamento estratégico do Colegiado através de uma dinâmica para identificação das oportunidades e ameaças dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil da região. A atividade teve como base o diagnóstico elaborado pela AMFRI sobre as estruturas de defesa civil existente nos 11 municípios.

O Presidente do Colegiado e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Claudio Silvino da Silva, fez um balanço das atividades realizadas neste ano e ressaltou a importância da constante troca de experiências com o grupo. “Esse ano foi muito produtivo para o Colegiado, apesar de vivermos ainda em pandemia. Conseguimos colocar muitas ações e capacitações em prática, de forma regional, como o curso Mapeamento Aéreo e Processamento de Imagens Obtidas por Drone”, disse.

Já o Coordenador Regional da DCSC, Daniel Bazanella, considera que o alinhamento e a troca de experiências entre as estruturas municipais é fundamental para o desenvolvimento das atividades e melhoria nos serviços prestados para a população. “Encontros que contenham capacitações, como a oficina realizada, são de extrema importância para a preparação das equipes de proteção e defesa civil na Região da Foz do Rio Itajaí”, finalizou.