Saiba o que aconteceu no temporal ocorrido na região de Joinville

vento_joinvilee_set_2012

Pancadas de chuva com trovoadas atingiram as cidades de Joinville, Garuva e Schroeder por volta das 21h45min da quarta-feira, 12 de setembro. O grande volume precipitado (em torno de 70mm) fez estragos na região da maior cidade do Estado.

Fonte: Epagri/Ciram

No final da tarde da quarta-feira um sistema de baixa pressão começou a se desenvolver entre o sul do Paraná e o norte de Santa Catarina. Este sistema ganhou força no início da noite, resultando em muita instabilidade (área hachurada) causada por nuvens de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus, que provocaram pancadas de chuva com trovoadas.

O volume de chuva estimado pelo Radar do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) ficou em torno de 70 mm. O radar de responsabilidade da Aeronáutica, localizado no Morro da Igreja (SC), também estimou grande volume de chuva.

Nas estações automáticas de responsabilidade da Defesa Civil de Joinville o registro de chuva foi de 60mm, em média, no período entre 21h e meia noite daquele dia. Boa parte desse total ocorreu entre 21h e 22h (cerca de 26mm). Destaque para o acumulado de 18mm registrado entre 21h30min e 21h35min, quase 4mm por minuto, volume muito significativo em termos de chuva forte.

O temporal foi marcado por intensa atividade elétrica na atmosfera (raios). As trovoadas foram ouvidas por toda a Grande Joinville. O evento também teve fortes rajadas de vento registradas na estação Convencional do Aeroporto Internacional de Joinville. A rajada máxima entorno de 90 km/h, considerado como tempestade na escala de Beaufort, (onde os principais danos são: casas destruídas; árvores arrancadas, danos materiais consideráveis).

Estes sistemas muito instáveis e provocadores de sinistros em pontos muito localizados são bastante comuns na zona temperada, onde está localizada o Sul do Brasil. A região sofre influência de sistemas mais quentes e úmidos, oriundos da Amazônia, e sistemas mais frios, vindos dos Polos. Em estações de transição, como o Outono e principalmente a Primavera, os temporais acontecem com maior frequência.